set 06

Saiba como tratar madeira de demolição e suas principais vantagens

© Depositphotos.com / wittybear A madeira de demolição possui alta solidez, durabilidade e textura já que passou por um processo de estufa natural.

O termo madeira de demolição diz respeito a madeiras nobres de lei que foram retiradas de obras demolidas e reaproveitadas para a produção de móveis, pisos, decorações internas ou externas da casa. Trata-se de um material de alta versatilidade, capaz de proporcionar um feito único para os produtos, além de excelente qualidade.

Os principais tipos da madeira de demolição são Ipê, Peroba Rosa, Jacarandá, Jatobá, Carvalho, Canela, Pinho e Riga. Esses materiais possuem alta solidez e durabilidade, mas precisam passar por um tratamento especial para manter suas características naturais. Em geral, não é recomendada a utilização de nenhum tipo de produto químico, pois eles podem agredir a madeira e descaracterizar sua aparência.

Para quem tem esse tipo de madeira em casa, é recomendado tomar cuidado com a utilização de panos úmidos, pois a madeira molhada favorece a proliferação de microrganismos. Caso seja utilizada em ambientes externos e estejam sujeitos a chuvas e ventanias, é recomendado que seja passado verniz para proteger a madeira.

Vantagens da madeira de demolição

A principal vantagem da madeira de demolição é a promoção da sustentabilidade, uma vez que reaproveita pedaços de madeira que já foram extraídas, impedindo que outras árvores sejam cortadas e reduzindo o desmatamento. Este é um tipo de madeira muito utilizado por arquitetos e decoradores, que trabalham o material de modo a proporcionar exclusividade e personalização às peças de madeira.

Além disso, a madeira de demolição apresenta alta durabilidade, sendo resistente à poeira, calor e a intempéries. Como desvantagem, este tipo de madeira possui preço elevado, sendo considerado material de luxo.

Veja também