set 21

Quais são as principais causas do desmatamento?

O desmatamento é um problema ecológico caracterizado pela destruição de grandes áreas verdes e está associado a diversas complicações ambientais, como redução de habitats, extinção de espécies e desequilíbrio do ecossistema como um todo.

iStock.com / eppicphotography A ação humana é a principal causadora do desmatamento.

No Brasil, este é um problema facilmente percebido, sobretudo em regiões que antes eram dominadas por vegetação nativa, como na Amazônia e no Pantanal. Estima-se que, desde o descobrimento do país, em 1500, quase 30% de toda a vegetação local já foi destruída. Em regiões mais urbanizadas — como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro —, o desmatamento foi ainda mais acentuado e quase total.

Principais causas do desmatamento

A primeira e principal causa do desmatamento é a ação humana. Desde o surgimento e popularização da agricultura, incontáveis áreas onde havia vegetação nativa foram modificadas para “abrir caminho” para o plantio de alimentos. Neste cenário, a queimada de vegetação realizada por agricultores danifica o solo e pode se alastrar para outras áreas verdes, causando problemas maiores e, muitas vezes, incontroláveis. A pecuária também é responsável pelo desmatamento, uma vez que os criadores precisam abrir espaço para pasto e para abrigar os animais.

A exploração ilegal de madeira e o extrativismo vegetal, animal e mineral são outros fatores associados ao desmatamento. A instalação de usinas hidrelétricas também contribui para o desmatamento, uma vez que dezenas de hectares precisam ser inundados para a construção das unidades geradoras.

Consequências do desmatamento

A biodiversidade é a maior vítima do desmatamento. Isso porque milhares de espécies de plantas são extintas anualmente e muitos animais têm seus habitats transformados da noite para o dia, provocando um grande desequilíbrio natural com graves consequências.

Outro problema associado ao desmatamento é a erosão do solo: sem as árvores, a terra fica desprotegida da água da chuva e outros agentes que podem causar sua deterioração. A perda de recursos naturais é outro grave problema do desmatamento global, pois pode afetar diretamente a qualidade de vida da humanidade. Além da madeira extraída e da água, alguns compostos vegetais medicinais também correm sérios riscos com o desmatamento.

Veja também