nov 14

O que é e como ocorre a erosão do solo

A erosão do solo é um desgaste natural que ocorre por causa da ação da água corrente, do vento, ou de atividades humanas que resultam no desgaste ou remoção do solo. Esse é um processo que tem desempenhado um papel importante para a formação da Terra há, pelo menos, 450 milhões de anos.

Apesar de ser considerada natural e benéfica, a erosão do solo pode ser acelerada por conta de excesso de práticas de cultivo, constante exploração do solo, pastoreio de animais, irrigação, desmatamento e urbanização. Quando isso ocorre, áreas agrícolas e o meio ambiente como um todo podem ser comprometidos.

Uma das principais consequências da acelerada erosão do solo é a diminuição da qualidade da água e contaminação. Isso acontece porque as camadas superiores do solo são as mais ricas em nutrientes e, quando estas se desgastam, a vegetação fica privada de umidade e nutrientes essenciais.

Quando as plantas não estão fortes o suficiente, o solo se torna ainda mais corroído e frágil, desmoronando e se movendo para outros locais — como cursos de água, onde leva a uma ruptura nos ecossistemas de lagos, sedimentação nas barragens e poluentes na água potável.

Diversos métodos podem ajudar a evitar a erosão do solo, como a aração, rotação de culturas e proteção das encostas. Em áreas residenciais, uma das maneiras mais comuns para controlar a erosão é o plantio de árvores ou flores. Além disso, é possível cobrir a terra com nutrientes ou fertilizantes, bem como construir muros de contenção em torno de canteiros.

 

Veja também