set 10

Lei do Desmatamento Zero: saiba o que é esta iniciativa popular

flickr.com / (vincent desjardins) A Lei do Desmatamento Zero é um movimento popular de alcance nacional, que quer impedir que mais áreas verdes sejam devastadas.

A Lei do Desmatamento Zero é uma mobilização popular de âmbito nacional, que visa impedir que mais áreas verdes sejam devastadas. A campanha tem como objetivo inicial a coleta de assinaturas online que exigem um debate no Congresso Nacional sobre as consequências do desmatamento e para que exista uma medida jurídica assegurando seu fim.

Entre outras medidas, a campanha deseja acabar com o corte de árvores sem necessidade, além das exceções previstas na lei. O projeto defende que muitas atividades econômicas podem continuar em andamento sem a destruição de áreas verdes, como é o caso do manejo florestal — técnica de baixo impacto utilizado principalmente para extração de madeira.

Para quem acredita que essa iniciativa não tem muita importância, vale destacar que o desmatamento traz diversos impactos ao meio ambiente, tais como: perda da biodiversidade, mudanças climáticas associadas ao aquecimento global, erosão do solo e desequilíbrios ambientais que prejudicam a vida de milhões de pessoas.

O projeto da Lei do Desmatamento Zero institui a proibição do extermínio de zonas nativas em todo o território nacional, bem como o fim das autorizações cedidas pelos Estados para que haja deflorestação. A proibição, no entanto, deve abrir exceção para imóveis rurais da agricultura familiar, por um período mínimo de cinco anos contados a partir de sua aprovação.

Para saber mais sobre a Lei do Desmatamento Zero, acesse: http://www.desmatamentozero.org.br/

Veja também