jun 30

Conheça o significado dos 3 Rs da sustentabilidade

iStock.com / Petmal Os 3 Rs da sustentabilidade representam o conceito de reduzir, reutilizar e reciclar.

Conceito muito utilizado para definir os princípios da sustentabilidade, os chamados 3 Rs são atitudes que visam poupar os recursos naturais e diminuir o desperdício. Mas você conhece o significado de cada “R”? Conheça a seguir.

Os 3 Rs da sustentabilidade

Os 3 Rs da sustentabilidade representam as ideias de reduzir, reutilizar e reciclar. Entenda cada uma delas:

Reduzir

Este primeiro R significa diminuir o consumo de bens e serviços, utilizando apenas o necessário e evitando desperdícios. Ao praticar o consumo consciente, a produção de resíduos e a emissão de poluentes também são reduzidas.

Tomar banhos rápidos, usar lâmpadas que economizam energia, não desperdiçar alimentos ou utilizar sacolas retornáveis são algumas eficientes práticas para reduzir o consumo.

Reutilizar

A ação de reutilizar significa prolongar a vida útil dos produtos, dando novos usos a materiais que seriam jogados no lixo. A reutilização de materiais também colabora para o desenvolvimento sustentável do planeta, pois evita o consumo de energia para fabricação, além de reduzir a retirada da matéria-prima empregada na confecção de um novo produto.

Atitudes básicas como transformar folhas de papel usadas em papel para rascunho, utilizar potes e garrafas de plástico como vasos de plantas, dar preferência a pilhas e baterias recarregáveis e reutilizar a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal são ações que fazem a diferença.

Reciclar

O cuidado com a reciclagem é outro ponto essencial para a sustentabilidade. Para isso, é fundamental dar o correto destino ao lixo produzido, separando-os de acordo com o material e encaminhando-os para empresas ou cooperativas de reciclagem.

Veja também