jul 21

Veja como funciona a reciclagem de resíduos de construção civil e de demolição

A construção civil é um dos setores que mais geram resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Grande parte do entulho e dos materiais de construção é descartada de maneira e em locais incorretos, como terrenos baldios não autorizados pela prefeitura e áreas preservadas.

Uma alternativa para aliviar os danos associados a esse tipo de lixo é a reciclagem de resíduos na construção civil e de demolição. Com uma correta política de gestão de resíduos, o entulho é reintroduzido dentro da própria construção, gerando um ciclo ambiental consciente e sustentável.

O entulho gerado pelas grandes obras pode ser reutilizado na pavimentação de vias, canalização, contenção de barreiras e encostas, e para compor argamassas e concreto. Além disso, madeiras, azulejos e tijolos usados podem ser reintroduzidos em novas obras, dando um aspecto rústico à obra.

A reciclagem de resíduos na construção civil e de demolição tem como benefícios a redução da extração de recursos naturais, uma vez que contribui para o melhor aproveitamento de rochas, cascalhos, areia, entre outras matérias-primas.

Outro aspecto interessante da reciclagem de resíduos na construção civil é a economia gerada para empresas e prefeituras. Reciclar e reaproveitar o entulho significa uma redução de despesas com material, bem como diminuição dos custos para aquisição e manutenção de aterros específicos para o descarte dos resíduos.

 

Veja também