set 18

Reciclagem de material de construção e entulho

Por definição, o entulho é definido como o resíduo produzido por meio das atividades de reformas ou de construções civis, ao passo que ao entulho também é dado o nome de resíduo de construção civil.1Y0-A20 exam

Produzido em larga escala em todo o mundo, o entulho é um dos grandes problemas de administradores públicos, principalmente de países em desenvolvimento como o Brasil.
070-336

Isso porque, quando descartado da maneira incorreta, como, por exemplo, em vias públicas, o entulho vai parar nos bueiros, provocando o entupimento dos mesmos e proporcionando o aparecimento de diversos problemas, como enchentes.

© Depositphotos.com / fotoluxstudio Grande parte dos materiais que compõem entulhos são passíveis de reciclagem.

Além disso, de forma clandestina, muitos entulhos provenientes de construções e obras são depositados em locais irregulares, como margens de rios e terrenos baldios.

Dessa forma, há um enorme e incalculável desperdício de dinheiro público para a remoção completa desse material, que além da proliferação de vetores de doenças, acaba também por entupir galerias e assorear leitos de córregos.

Assim, fica claro que o descarte desse material deve ser feito sempre da maneira correta. É importante ressaltar que até 50 kg de entulho podem ser descartados como lixo residencial, por qualquer cidadão.

Acima desse volume é necessário realizar o descarte em algum ponto de coleta específico. Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura disponibiliza 34 Ecopontos para coleta de entulho, sendo possível que cada cidadão descarte até 1 m³ por dia nesses pontos, o equivalente a uma caixa de água de cerca de mil litros.

É também importante ressaltar que grande parte dos materiais que compõe os entulhos (telhas, madeira, metais, gesso, pedras, aglomerados, carpetes, concreto, estuque, papéis, dentre outros) são, na realidade, passíveis de reciclagem.
Sweetheart Wedding Dresses

Há também diversos produtos no mercado que auxiliam no processo de reciclagem de entulhos. Ótimos exemplos são os produtos da Fragmaq específicos para essa finalidade, como os Trituradores de Papel, disponíveis tanto para pequenos comércios como para indústrias de grande porte; os Trituradores de Entulho, específicos para trituração de resíduos da Classe A; e o Triturador de Madeira e Galhos, ótimo para empresas que manipulam madeira em seus ciclos produtivos.CCNA 200-120 LATEST

Veja também