maio 29

Vantagens e desvantagens do tijolo ecológico

Hoje, muitas são as tecnologias voltadas para o desenvolvimento de produtos, bens e serviços verdadeiramente ecoeficientes. Ao passo que é cada vez maior a demanda da sociedade por produtos ecologicamente corretos, cuja procedência seja comprovada e cuja produção acarrete menos impactos ambientais possíveis.

Esses produtos ecologicamente corretos e verdadeiramente eficientes encontram cada vez mais mercado em muitas áreas e segmentos onde os impactos ambientais estão entre os maiores em toda a cadeia produtiva, como é o caso da construção civil.

© Depositphotos.com / PirenX Os tijolos ecológicos são alternativas sustentáveis para a construção civil.

Você, com toda a certeza, já ouviu falar em “tijolo ecológico”, não é mesmo? Esse produto é hoje uma bela alternativa “verde” à utilização dos tijolos tradicionais.

Isso porque, tanto em sua composição quanto em seu processo produtivo, o tijolo ecológico (também chamado de tijolo modular) diferencia-se dos tijolos tradicionais em muitos quesitos.

Na composição, por envolver uma mistura de materiais como cimento, água e solo.

E, em seu processo produtivo, por ser esse de modo mecânico ou manual, onde o tijolo ecológico recebe até 6 toneladas de pressão, obtendo, assim, forte ligação do grão, fazendo com que o processo de queima do forno, amplamente utilizado na fabricação de tijolos tradicionais (além de bastante poluente), desnecessário.

Atualmente, são 3 os tipos de tijolos ecológicos:

  •  tijolo inteiro;
  •  tijolo meia;
  • tijolo canal.

Vantagens do tijolo ecológico:

  • Seu modelo de produção é por meio da prensa hidráulica ou eco-manual, onde a pressão exercida é de 6 toneladas, tornado-o regular, com faces lisas e que proporcionam um encaixe perfeito, viabilizando assim uma maior precisão também no cálculo de tijolos necessários na obra;
  • A utilização dos tijolos ecológicos evita a necessidade do uso de materiais como arame, madeira, pregos e folhas de parede pronta para a instalação da rede elétrica, hidráulica etc;
  •  Possui isolamento acústico e térmico, o que possibilita tanto o aquecimento como o resfriamento do ambiente de maneira natural;
  • Reduz a umidade nas paredes;
  •  Além de aumentar a resistência da estrutura, facilita toda a construção, uma vez que seu molde permite o encaixe fácil e rápido, sem a necessidade de utilização de gesso ou azulejos;
  •  Diferentemente dos tijolos tradicionais, os ecológicos necessitam de pequenas quantidades de cimento, dentre outros.

Desvantagens do tijolo ecológico:

  • Requer pedreiro qualificado, com conhecimento da técnica de aplicação;
  •  Apesar de funcionar perfeitamente bem em climas secos, os tijolos ecológicos, quando aplicados em locais de climas úmidos ou de maior exposição à umidade, ainda não é totalmente indicado.

Veja também