jul 29

Construções sustentáveis no Brasil

Cada vez mais presente no Brasil, o conceito de construção sustentável tem como base uma série de medidas ambientalmente corretas, que devem ser aplicadas antes, durante e após as obras. De modo geral, uma construção sustentável é aquela que consegue ser erguida e mantida dentro de políticas de preservação ambiental.

Entre os métodos aplicáveis, vale destacar o equilíbrio entre o consumo consciente das matérias-primas durante a obra, assim como a reciclagem de entulho para reutilização no mesmo projeto (Saiba mais neste link).  Outro ponto fundamental para uma construção sustentável é a busca por maior eficiência energética em relação ao conforto dos moradores, buscando alternativas que diminuam o consumo de energia elétrica sem deixar de lado os benefícios da vida moderna.

Como aplicar conceitos ambientais em uma construção sustentável?
Com um planejamento bem definido, é possível ter uma construção sustentável no Brasil. Confira quatro medidas facilmente aplicáveis em obras de pequeno, médio ou grande porte:

1 – Melhor aproveitamento dos recursos naturais — planejar arquiteturas que facilitem a ventilação e a iluminação natural, por exemplo;

2 – Gestão e economia de água durante a obra e no dia a dia de edifícios residenciais e comerciais;

3 – Valorização de alternativas criativas para criação de ambientes com maior conforto térmico e acústico, evitando assim, a instalação de equipamentos que inevitavelmente consomem muita energia;

4 – Preferência por fornecedores que tenham consciência ambiental, ou seja, que apliquem conceitos ecologicamente corretos em seus processos produtivos.

Brasil é referência mundial em construções sustentáveis
A primeira construção sustentável do Brasil data de 2004 e, de lá para cá, muito se evoluiu no país dentro deste conceito. Nos dez anos que se passaram, o Brasil já figura na quarta posição mundial quando o assunto é eficiência em construções sustentáveis — atrás apenas de Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

Conheça alguns empreendimentos que merecem destaque na área:

– Complexo Comercial Rochaverá, em São Paulo: é uma construção sustentável com sua autossuficiência energética.

– Eldorado Business Tower, também em São Paulo: utilizou 95% de madeira autorizada pela Forest StewarshipCouncil

– Torres Vargas, no Rio de Janeiro: possuem um medidor de consumo individual de energia que identifica eventuais desvios na rede. Equipamento foi instalado após processo de retrofit.

– Centro de Cultura Max Feffer, em Pardinho-SP: ocupa somente 15% de área construída x área total, permitindo assim maior permeabilidade da água da chuva no solo.

Construções sustentáveis no Brasil: benefícios
Além da contribuição ao meio ambiente, a construção sustentável faz diferença significativa no aspecto financeiro. Segundo o órgão internacional Green Building Council (US GBC), construções deste tipo levam a uma redução de 30% a 50% no consumo de água. Outro ponto positivo das construções sustentáveis no Brasil é o custo operacional, que é reduzido entre 8% e 9% em relação aos empreendimentos convencionais, principalmente por conta da reutilização de entulho e de recursos naturais.

Veja também