jul 18

A construção civil e o meio ambiente

Embora a construção civil seja uma área extremamente importante para o desenvolvimento de uma região, esse é um dos segmentos que mais consomem recursos naturais e geram resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

flickr.com / USACE Europe District A construção civil é uma dos segmentos que mais consomem recursos naturais e geram resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

Somente no Brasil, estima-se que 25% do total de lixo industrial vem da construção civil. Além disso, de acordo com a United Nations Environment Programme (Unep), as edificações têm um papel decisivo para a deterioração ambiental, respondendo por 40% do consumo global de energia e 30% da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Esses números são bastante preocupantes, principalmente se levarmos em consideração o crescimento desenfreado das cidades brasileiras. Esse processo de urbanização é desprovido de um planejamento urbano eficiente e que considere a sustentabilidade, causando problemas como poluição, falta de áreas verdes e grande quantidade de lixo.

Por mais que a legislação atual forneça normas para a construção civil e a proteção do meio ambiente, a construção civil ainda precisa evoluir bastante no que diz respeito às técnicas de arquitetura verde em larga escala.

Veja também