fev 10

Aprenda a fazer um porta revista reciclado

Existem pessoas que gostam de personalizar a decoração, enquanto outras se preocupam bastante com a questão da sustentabilidade e gostam de se dedicar à reciclagem. Então, por que não juntar as duas coisas e confeccionar itens criativos reaproveitando produtos que iriam para o lixo?

Alguns dos materiais mais presentes no cotidiano das pessoas são as garrafas PET e as caixas de papelão. Por serem utilizados em grande quantidade, eles poluem muito o meio ambiente, e reciclar estes materiais é uma forma consciente de contribuir com a sustentabilidade do planeta.

Aprenda a seguir como fazer um porta revista reciclado:

Como fazer porta revista com materiais reciclados

Porta revista de garrafa PET

Materiais necessários:
– Garrafas PET (a quantidade de garrafas utilizadas depende do tamanho desejado para o porta revista, mas tente separar pelo menos cinco garrafas);
– Tesoura;
– Lixa fina;
– Vara plana de metal;
– Parafusos;
– Cola branca ou permanente.

Modo de fazer:

Lave e seque bem as garrafas. Em seguida, corte o bico de cada uma e lixe as bordas para não ficar nenhuma farpa.

Passe cola na base das garrafas e parafuse-as na vara plana de metal, de modo que fiquem bem presas. Por fim, parafuse o porta revistas na parede, na posição que desejar. Agora é só enrolar suas revistas e coloca-las dentro das garrafas pet.

vaicomtudo Porta revista de garrafa PET.

Porta revista de caixa de cereal

Materiais necessários:
– Caixa de cereal matinal;
– Jornal;
– Tesoura;
– Tinta látex branca;
– Cola branca;
– Pincel;
– Tecido, papel decorado ou tinta.

Modo de fazer:

Em uma folha de jornal, risque um retângulo do mesmo tamanho da caixa de cereal. Na diagonal, faça um desenho no formato que desejar. A dica é fazer um “S” suave ou uma linha reta na diagonal.

Recorte o molde do jornal e utilize-o como guia para recortar a caixa de cereal. Passe uma demão de tinta branca ou use cola e forre com papel liso, para esconder a ilustração da caixa. Espere secar.

Agora passe cola branca em toda a caixa e aplique o tecido de sua preferência, o papel decorado ou pinte com uma tinta colorida. Outras opções são fazer colagem de folhas de jornal, decoupage ou utilizar outras técnicas de artesanato.

Depois de seco, seu porta revista estará pronto para ser usado.

vaicomtudo Porta revistas feitos com caixa de cereal.

Veja também