mar 13

Aprenda a reciclar com técnica decoupage em madeira

A madeira é um material orgânico que pode ser reutilizado e reciclado. Seu reaproveitamento diminui o corte de árvores, o descarte incorreto no meio ambiente e outras consequências pouco ecológicas. Você sabia, por exemplo, que a extração da madeira gera resíduos que causam impactos ambientais no transporte, na serraria e na indústria?

Na decoração, o reaproveitamento da madeira dá origem a peças bonitas e criativas. Uma das técnicas que pode ser utilizada é a decoupage, na qual objetos e materiais são cobertos com figuras em papel. Porém, o material usado deve estar em bom estado de conservação, por isso é fundamental selecionar peças limpas e que possam ser manipuladas.

A melhor dica para quem está aprendendo a fazer decoupage é começar com pequenos objetos de decoração, como porta-joias, caixas, porta-retratos e vasos. Para a decoração, pode ser usado papel para decoupage, folhas de revista ou guardanapo de papel decorado, com uma estampa que queira utilizar (recorte-a bem, evitando deixar sobras ao redor da figura).

Como fazer:

Escolha o objeto de madeira que será decorado. A superfície deve estar lixada e limpa. Caso queira, pinte-a, passando duas mãos de tinta e lixando após a secagem, para ficar lisa. Cole as figuras escolhidas sobre a superfície do objeto, com cola branca. Com um pincel de cerdas finas, espalhe a cola branca por cima das ilustrações, para fixá-las bem.

Após secar a cola, pegue outro pincel e passe uma fina camada de verniz para decoupage – existe também a opção em spray, que é mais fácil de espalhar. Quando o verniz secar, seu trabalho de decoupage estará pronto para uso.

Veja também