dez 03

O descarte correto da madeira

Um dos grandes problemas com relação à madeira está no seu correto descarte. Prefeituras de cidades de todo o país sofrem com o acúmulo de entulho gerado pelo descarte incorreto de madeira nas ruas, praças, terrenos baldios e até mesmo nos rios.

A madeira existente em armários velhos, pedaços de mesas, sofás e uma infinidade de outros detritos, além dos resíduos produzidos por empresas, são sempre passíveis de reaproveitamento e de reciclagem, mas, para que isso aconteça, o seu descarte deve ser feito da maneira correta.

© Depositphotos.com / tchara Em algumas cidades, o descarte de madeira pode ser feito nos Ecopontos.

Essa madeira, antes ignorada, também pode ganhar forma nas mãos de artistas, arquitetos e designers que conseguem transformá-la em novos móveis de decoração, utilizando técnicas construtivas que demonstram grande preocupação com a qualidade final dos produtos, aliadas à consciência ecológica. Nesse contexto, destaca-se o designer Ibanez Razzera, que acaba de assinar uma linha de móveis com mesas de centro, bases de mesa de jantar, bancos, dentre outros, que utiliza madeira descartada.

Muitas empresas também se especializaram na reciclagem de madeira, criando parcerias com outras empresas e cooperativas de catadores para o recolhimento e processamento deste resíduo. Essas parcerias são ótimas maneiras de promover o cooperativismo social, além disso, este material acaba servindo como fonte alternativa de combustível, pois é utilizada em fornos e transformada em energia.

Em São Paulo, a prefeitura resolveu intervir no descarte incorreto de madeira realizado pela população. Para isso criou os Ecopontos, que, na verdade, são pontos de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho recicláveis. O limite diário de descarte estabelecido nestes locais é de um metro cúbico por pessoa, o que equivale a uma caixa d’água de 1.000 litros.

Os Ecopontos são ótimas formas de destinar materiais como o entulho gerado por construções, reformas ou demolições, evitando assim o agravamento de enchentes e a degradação do espaço público, provocados quando estes materiais são descartados incorretamente.

É importante salientar que em São Paulo existe uma multa, no valor de R$ 12 mil reais, para quem for flagrado descartando entulho em locais ilegais. Por isso, para fazer o descarte correto de madeira, entre em contato com a prefeitura de seu município ou com empresas de reciclagem deste material. Dessa forma, além de contribuir ecologicamente com o meio ambiente, você ainda estará fomentando o trabalho de cooperativas e de empresas que atuam na área da preservação ambiental.

Veja também