out 06

Qual a importância do reaproveitamento de garrafas PET?

© Depositphotos.com / Elnur_ Com projetos para reciclagem, hoje, uma garrafa PET pode ser transformada em vários outros produtos.

Um dos materiais mais presentes no cotidiano das pessoas é a garrafa PET que, justamente por ser tão utilizada, é uma das vilãs do meio ambiente devido a poluição. Produzidas com politereftalato de etileno, as garrafas PET são embalagens resistentes, flexíveis, baratas e com diversas aplicações, porém elas demoram décadas para se decompor.

Apenas no Brasil, são produzidas cerca de nove bilhões de garrafas PET anualmente, mas 53% delas não são reaproveitadas. Grande parte deste volume é descartado em locais impróprios, como rios e mares, o que, além de prejudicar a natureza, causa o desperdício de dinheiro e de matéria-prima para quem trabalha com reciclagem.

Por isso, hoje em dia, toda atitude para diminuir o acúmulo de lixo em nosso planeta é válida. Além de priorizar sempre a coleta seletiva, é importante também incentivar a reciclagem de plástico. Usando a criatividade, é possível dar novos usos às garrafas PET, já que esses recipientes podem ser facilmente transformados e reaproveitados, impedindo que mais garrafas sejam descartadas na natureza. Ao longo dos anos, ações como essas representarão uma grande diferença.

A reciclagem feita tanto por empresas como pelas pessoas em casa ajuda muito a preservar o meio ambiente. Virando produtos totalmente novos ou itens de decoração, como vasos, luminárias, cortinas e tecidos, o reaproveitamento das garrafas PET agrega novo valor ao material. Inclusive, algumas empresas já produzem novas garrafas com materiais vegetais, como cana-de-açúcar, ou com PET 100% reciclado, mas ainda estamos longe do ideal.

Confira o vídeo desta Cooperativa que realiza a reciclagem de garrafa PET utilizando a máquina para fabricação de varais da Fragmaq:

Máquina para fabricação de varal

Pensando em outra iniciativa válida, a Fragmaq desenvolveu uma máquina para fabricação de varal, que reaproveita o plástico das garrafas PET e as transforma em um novo material.

Trabalhando com uma ampla variedade de garrafas de diferentes diâmetros, durante o processo, a máquina basicamente transforma garrafas PET em fios monofilamentares, que são trançados para formar fios utilizados como varal.

Essa tec{“type”:”block”,”srcClientIds”:[“c779a977-3fe0-4e9a-bcdb-70eedc3b343c”],”srcRootClientId”:””}nologia possibilita a produção de aproximadamente 100.000 metros de varal por mês e produz materiais socialmente responsáveis por utilizar matéria-prima reciclável.

Veja também