abr 13

Você sabe o que é sustentabilidade econômica?

Sustentabilidade econômica consiste em produzir e dividir as riquezas geradas de forma justa e igualitária. Aplicando em nosso contexto de vida, podemos defini-la como a distribuição da renda, de modo que o dinheiro não fique concentrado nas mãos de poucos, enquanto parte da população vive na miséria e sem condições adequadas de sobrevivência.

Segundo pesquisa realizada pela ONG inglesa Oxfam, para o ano 2016 estima-se que 1% das pessoas mais ricas do mundo terá a mesma quantidade de dinheiro que o resto da população mundial. Isso quer dizer que 50% das riquezas de todo o planeta pertencem a apenas 80 pessoas.

Os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ambiental estão diretamente ligados à sustentabilidade econômica: quando produzimos de forma eficiente, sem prejudicar o meio ambiente ou explorar a mão de obra humana, alimentamos um modelo econômico mais viável.

A importância da sustentabilidade econômica nas empresas

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais informadas, exigentes e atentas ao processo produtivo dos artigos que consomem e levam para casa. Por isso, toda empresa que deseja crescer e expandir sua atuação no mercado precisa incorporar o conceito de sustentabilidade ambiental não apenas em seu discurso, mas em suas práticas de gestão e produção.

Ao ensinar e capacitar os colaboradores, além de garantir melhores resultados no trabalho, a organização forma cidadãos mais conscientes da importância de seu papel na preservação ambiental.

Veja também