mar 14

O que são fatores bióticos e abióticos e qual a diferença entre eles?

Todos os ecossistemas são formados pela relação entre os fatores bióticos e os abióticos. Mas você sabe quais são eles e como influenciam a natureza? Entenda melhor a seguir:

O que são fatores bióticos e abióticos

Fatores bióticos

Os fatores bióticos dizem respeito a todos os elementos associados à interação dos organismos vivos presentes em um ecossistema, como os animais e vegetais.

Essas relações constituem uma comunidade biológica, influenciando as populações por meio das interações ecológicas — como a predação, o parasitismo ou a competição.

O principal efeito dos fatores bióticos pode ser visto nas cadeias alimentares, formadas pelos vínculos entre os organismos autótrofos, que produzem o próprio alimento, e os heterótrofos — que não conseguem produzir seus alimentos e precisam ingerir outros organismos.

Fatores abióticos

Os fatores abióticos são os compostos físicos e químicos de um ambiente, sendo capazes de influenciar os seres vivos presentes no ecossistema de modo que as plantas e os animais tenham que se adaptar para sobreviver e se desenvolver.

Os fatores físicos constituem o clima, determinado principalmente pela radiação solar que chega à terra, e a temperatura — que influencia outros aspectos climáticos, como a umidade relativa do ar e a pluviosidade. Os fatores químicos, como os nutrientes minerais e os ciclos biogeoquímicos (do nitrogênio, do oxigênio, do carbono), são importantes para garantir a sobrevivência dos organismos e manter o equilíbrio dos ecossistemas.

Relação dos fatores bióticos e abióticos com o ecossistema

Os fatores bióticos e abióticos estão em permanente ligação sistêmica. Por isso, tanto os elementos físicos quanto os químicos determinam a estrutura e o funcionamento das comunidades vivas, afetando as relações ecológicas de um ambiente.

Essas relações podem ser intraespecíficas (quando ocorre entre organismos da mesma espécie) ou interespecíficas, quando estabelecida entre espécies diferentes.

Além disso, existem as relações harmônicas e desarmônicas: o primeiro tipo é caracterizado pelo benefício para uma ou ambas as espécies envolvidas, como acontece nas colônias e sociedades. Nas relações desarmônicas ocorre o contrário, e um ou ambos os organismos são prejudicados. É o caso do parasitismo, por exemplo.

Veja também