jun 19

Nike lança tênis mais sustentável de todos os tempos

O trabalho de criação da nova coleção é comparado a uma missão espacial da NASA

A Nike lançou uma nova coleção feita a partir de um desafio inusitado para a sua equipe de criação: criar o tênis mais sustentável de todos os tempos. Para isso, os designers teriam disponível apenas os materiais que estivessem ao seu redor.

A equipe comparou o desafio com uma expedição espacial, ou seja, se você for para Marte ou para a Lua, vai precisar criar coisas com o que encontrar por lá. Na exploração do espaço, existe a utilização de recursos in-situ (ISRU na sigla em inglês) que descreve a proposta de utilizar os recursos encontrados ou fabricados em outros astros para promover os objetivos de uma missão espacial. De acordo com a NASA, a utilização de recursos in situ permitirá o estabelecimento acessível de exploração e operações extraterrestres, minimizando as matérias transportadas a partir da Terra.

Foi então que surgiu a ideia de reaproveitar o lixo encontrado na fábrica. Restos de espuma, borrachas e fios de poliéster reciclados foram alguns dos materiais utilizados. Tudo isso para criar uma coleção com os tênis mais sustentáveis e com a “menor pegada de carbono” de todos os tempos.

De acordo com a Nike, a nova coleção é a primeira tentativa da empresa de ingressar na economia circular. Essa estratégia de negócios visa eliminar todos os resíduos e poluentes gerados no processo de fabricação.

Foram lançadas quatro versões diferentes da coleção Space Hippie: 01, 02, 03 e 04. Os calçados são na maioria cinza com detalhes em laranja vibrante, incluindo o icônico logotipo da marca.

Toda a parte superior do tênis é feita com 90% de materiais reciclados. Já a sola é produzida com uma combinação de espumas padrão da Nike associada a 15% de borracha reciclada. A coleção é limitada e já está a venda no site da empresa.

https://www.youtube.com/watch?amp;v=Sm9r_Zs2z6s&feature=emb_logo

Veja também