jan 11

Como fazer o descarte correto de pilhas e baterias?

Você sabia que as pilhas e baterias utilizadas em casa podem causar grandes riscos quando não descartadas de modo correto? Dentro delas contém metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio, que são muito perigosos para a saúde humana.

Quando descartadas indevidamente podem amassar, estourar e vazar o líquido tóxico contido em seus interiores. Tal líquido se acumula no meio ambiente, representando um lixo não biodegradável, que contamina o solo e os lençóis freáticos prejudicando a agricultura.

As pilhas e baterias são itens presentes na vida de todos no dia a dia. Afinal, não seria possível o uso de celulares, notebooks, controles remotos, relógios, câmeras digitais e muitos outros aparelhos que facilitam muito a vida das pessoas. No entanto, poucos conhecem os danos que as pilhas podem causar, menos ainda se sabe sobre substâncias internas e tóxicas.

No mercado, existem diversos modelos de pilhas e baterias. O que as diferencia uma da outra é que as baterias são formadas por agrupamentos de pilhas em série. Mas, cada modelo possui suas próprias vantagens e desvantagens em relação ao uso e impactos ambientais.

Onde e como fazer o descarte correto de pilhas e baterias?

Antes de qualquer coisa, armazene as pilhas e baterias dentro de um plástico que seja resistente e evite o contato com umidade a fim de evitar quaisquer vazamentos. Outro detalhe importante é não misturar os itens com outros tipos de materiais.

Nunca jogue no lixo comum! A responsabilidade pela coleta adequada é do fabricante do produto. Dessa forma, procure pontos de coleta específicos para o descarte, como assistências técnicas autorizadas ou estabelecimentos que comercializam o material.

Além disso, algumas escolas, lojas, supermercados e faculdades oferecem pontos de coleta destes resíduos. Pesquise quais são os pontos mais próximos da sua casa e pratique a conscientização, contribuindo para um mundo menos poluído.

Aumente a vida útil das suas pilhas e baterias

Se você acabou de descartar suas pilhas usadas e vai iniciar novas, comece a tomar algumas precauções e aumente a vida útil do seu produto. Você com certeza vai querer que durem mais tempo!

Nunca guarde as pilhas e baterias em lugares expostos ao calor e umidade;

Utilize pilhas recarregáveis;

Use o tamanho certo das pilhas e baterias;

Se não for usar algum aparelho por um longo tempo, retire as pilhas e baterias e guarde-as.

Veja também