nov 27

Equipamentos sustentáveis: qual a sua importância?

Em períodos de crise energética e de escassez de recursos naturais, como a que vivemos atualmente, qualquer ideia sustentável é bem-vinda. Ocorre que, no momento, o mundo passa por constantes transformações em qualquer segmento de atuação profissional.

Saiba o que são equipamentos sustentáveis

A tecnologia se faz presente em tudo, e as necessidades em todos os mercados exige uma agilidade fora do comum. Assim, equipamentos sustentáveis se tornam indispensáveis à qualquer prestação de serviço.

No entanto, as crises energéticas servem como impulso para uma mudança crescente de hábitos e conceitos enraizados. Como, por exemplo, o de não separar o lixo doméstico, a fim de promover a reciclagem de vários materiais, que se jogados em qualquer área contaminam o meio ambiente.

O plástico pode se transformar. O vidro pode se transformar. Da mesma forma o papelão, o alumínio…

A crise de água ou hídrica, a qual várias regiões do Brasil sucumbem anualmente com a escassez das chuvas, é uma prova de mudança de hábitos e conceitos. Só o fato de boa parte da população tomar a consciência de que é preciso economizar água e energia, já vale todo esforço.

Não foram poucos os itens criados e pensados especialmente para ajudar a população nesta tarefa. Equipamentos sustentáveis, como: mangueiras inteligentes, gatilhos de água com muito mais controle, torneiras sensoriais e outros recursos, entraram em cena com o propósito de auxiliar na economia de água.

No setor de limpeza, por exemplo, máquinas e equipamentos têm como foco principal a sustentabilidade. Equipamentos de limpeza a vapor, aspiradores de pó que economizam energia, mops úmidos e secos, espanadores eletrostáticos, produtos químicos verdes (que não contaminam o meio ambiente) e outros. Essas são algumas das soluções sustentáveis que já fazem parte da rotina de milhares de brasileiros.

A ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), por exemplo, realizou recentemente a Higiexpo, considerada a maior feira de limpeza da América Latina.

Nesta feira, um dos destaques foi o equipamento ec-H2O NanoClean, uma “descoberta” do século XXI, que dentre outras coisas converte água da torneira em uma solução de limpeza para pisos e azulejos

Algo que põe fim, por exemplo, a utilização de químicos (detergente e sabão) tão nocivos à saúde quanto ao meio ambiente, sem contar a economia de água.

Outras novidades foram as lavadoras sanitizadoras, que são capazes de limpar banheiros e cozinhas, com o mínimo de contato com as superfícies sujas e uma quantidade reduzida de água. Ou seja: maior limpeza, menos contato e maior economia de água.

Estas lavadoras têm capacidade para 30 litros de água e 500 ml de detergente, limpando, com isto, até 100m² de área e 15 objetos sanitários, em aproximadamente 20 minutos.

Qual a dona de casa que não gostaria de uma lavadora destas?

A lavagem a vapor é outro item de grande utilidade, visto que se gasta muito pouca água e a limpeza é tão eficaz quanto às tradicionais. O vapor é gerado graças às altas temperaturas, que podem chegar a 180 graus.

Os equipamentos sustentáveis geram economia, cuidado com o meio ambiente e facilidade no dia a dia.

Pensando em um futuro mais sustentável, a Fragmaq desenvolveu máquinas, trituradoras e fragmentadoras, que auxiliam na prevenção de manutenção do meio ambiente.

Seus produtos são desenvolvidos para diversos fins sustentáveis. Como exemplo: esteiras para separação de itens recicláveis, equipamentos especiais para a descaracterização de materiais alimentícios, cosméticos e químicos, trituradores de garrafa PET, e etc.

Uma empresa que busca cuidar do meio ambiente, desenvolvendo máquinas e soluções para empresas que desejam viver conscientemente, descartando seus resíduos de modo correto.

Saiba mais sobre a Fragmaq!

Veja também