fev 14

O que sua empresa pode ganhar com a sustentabilidade?

Fabricar um produto ou prestar um serviço de qualidade determina o sucesso de uma empresa. Quando essa atuação se alia ao conceito de sustentabilidade ambiental, os ganhos vão além e quem dá a credibilidade que levará a isso é a certificação ISO 14001.

A norma internacional reforça o tripé da sustentabilidade — que leva em conta os aspectos econômico, social e ambiental — e é projetada para ajudar as empresas a adequar responsabilidades ambientais aos seus processos de trabalho e a continuar sendo bem-sucedidas comercialmente, por meio de um sistema de gestão ambiental.
O ISO 14001 é baseado no ciclo PDCA, sigla que em inglês representa “Plan – Do –Check – Act”, ou traduzindo, “Planejar – Fazer – Checar – Agir”. Esse conjunto apresenta uma série de benefícios para a organização. Conheça quais são eles:

Atendimento à legislação ambiental

A empresa que obtém a certificação na norma ISO 14001 toma conhecimento de todas as legislações aplicáveis ao negócio, podendo planejar quais ações executar para cumpri-las. Assim, estando em conformidade com as determinações ambientais, a empresa reduz os riscos de multas, processos e ações judiciais em fiscalização de órgãos reguladores.

Ganho de visibilidade

Com a preocupação cada vez mais presente acerca da preservação ambiental, o compromisso com a área tem sido exigência de novos clientes. Sendo assim, ter a certificação ISO 14001 será um diferencial valoroso.
O atendimento à norma também é exigido por diversos países na ação de exportação de mercadorias, além de ser visto como ponto positivo para negociações de empréstimos.

Otimização de custo

Um sistema de gestão ambiental em vigor, seguindo a linha do planejamento, implementação, verificação e análise crítica, resulta na redução de despesas relacionadas à matéria-prima, água, energia e também no gasto envolvido para o descarte de resíduos.

Aprimoramento do sistema de gestão ambiental

Sabendo o caminho a ser seguido para o desenvolvimento sustentável, a tendência é trilhá-lo com a melhoria contínua das ações.
A Fragmaq, líder nacional no segmento de fragmentadoras de papel, prensas hidráulicas, esteiras de resíduos e trituradores, é exemplo da continuidade desse trabalho. Em 2011, o Sistema de Gestão Ambiental, atendendo as exigências da ISO 14001, foi implantado pela empresa para assegurar que os equipamentos e seu processo produtivo não prejudicasse o planeta.

Etapas necessárias para a certificação

Conquistar o ISO 14001 depende do cumprimento de quatro etapas: diagnóstico, planejamento, implementação e auditoria. Para que o processo tenha mais agilidade, a contratação de uma empresa de consultoria na área pode ajudar na interpretação das normas, avaliação da realidade da empresa e das necessidades de adequação, além de desenvolver a orientação e treinamento dos profissionais.
Com as práticas sustentáveis sendo cada vez mais exigidas e necessárias, esse engajamento resultará no reconhecimento e na ampliação do público.

Veja também