mar 29

Consciência ambiental começa em casa

Com a escassez de recursos naturais no planeta, a educação ambiental e sustentabilidade adotada em casa se tornam esperança para um meio ambiente preservado.

Utilizando 20% de recursos naturais a mais do que os encontrados no planeta, a sociedade tem enfrentado sérios problemas quando o assunto é preservação ambiental. De acordo com o Relatório Planeta Vivo do WWF, lançado neste ano em Genebra.

Com 11,4 bilhões de hectares de terra a serem preservados, é importante sempre nos atentarmos às nossas atitudes e como elas afetam a qualidade do meio ambiente. Portanto, para uma sustentabilidade ambiental com a preservação de rios, mares e solo é preciso que a educação comece em casa.

Apesar de muito aprendermos sobre o processo de reciclagem nas escolas, pouco levamos de conhecimento para praticar em casa. Por isso, o ideal é que pais eduquem desde cedo seus filhos a manterem não só o lar organizado e limpo, mas que também pensem no futuro.

Ensine para as crianças e pessoas a sua volta como a reciclagem pode mudar nosso dia a dia e o do planeta. Além disso, os ajude a diferenciar cada material para que sejam depositados nos coletores correspondentes. Ressalte sempre que sem a destinação correta dos resíduos, o planeta se tornará mais sujo e os recursos naturais serão cada vez mais escassos, prejudicando diversos biomas.

Além disso, apesar de ser um processo que possa parecer mais demorado que o descarte no lixo comum para algumas pessoas, é vital para a preservação da vida marinha, da natureza e a não proliferação de doenças.

A educação ambiental não deve ser tratado como um assunto importante apenas para as crianças, busque sempre se policiar quando consumir algum produto e for preciso descartar. Não jogue resíduos na rua e procure sempre levar o material reciclado para os ecopontos, responsáveis por darem o destino correto ao material. Desta forma, se todos ajudarem, o mundo se tornará mais limpo e preservado!

Veja também