jul 31

Entenda o conceito de mobilidade sustentável e os grandes desafios para seu desenvolvimento

© Depositphotos.com / Boarding2Now A mobilidade sustentável é uma alternativa limpa para minimizar os danos causados pela poluição.

Com o crescimento populacional cada vez mais evidente, especialmente em países menos desenvolvidos, o mundo contemporâneo enfrenta uma série de desafios que pedem solução urgente. E um dos mais importantes é a questão da mobilidade nas cidades.

Segundo dados levantados pela ONU em 2014, 87,5% dos brasileiros vivem em cidades, e com a urbanização se tornando imperativa, é estimado que, em 2050, 91% da população brasileira viva em cidades.

Dentre as principais consequências dessa crescente urbanização, muitas vezes realizada sem nenhum planejamento, estão a diminuição da qualidade de vida nas cidades, marcadas por enormes congestionamentos, poluição e contaminação do ar, solo e rios, acidentes, locais abandonados e violência urbana.

Neste contexto, a mobilidade sustentável surge como uma alternativa para a redução de todos estes problemas, e como forma de elevar a qualidade de vida e bem-estar dos habitantes de cidades.

O conceito de mobilidade sustentável

Dito de maneira simplificada, a mobilidade sustentável é responsável por planejar de forma integrada a interdependência entre ambiente, saúde, direito à cidade, geração de emprego e renda, cidadania, moradia e outras iniciativas em políticas públicas, fontes de energia e, principalmente, integração entre todos os meios de transportes, em especial os públicos.

Dessa maneira, a mobilidade sustentável é um conceito que pode ser caracterizado ao mesmo tempo como uma política urbana, econômica e socioambiental, pois suas ações têm alcance suficiente para impactar todas essas áreas.

Este tipo de conceito é chamado de sustentável, pois, ao contrário de antigas soluções para resolver os problemas mencionados, como o aumento e criação de novas vias para a circulação de automóveis e caminhões, investe nas diferentes modalidades e integração de meios de transporte público e na criação de infraestrutura para meios de locomoção alternativos e acessíveis, como ciclovias, calçadas de qualidade, transporte verde, escadas automatizadas, dentre outras.

Dificuldades de implementação

Por mais benefício que a mobilidade sustentável possa parecer (e realmente é, conforme visto acima), há uma série de empecilhos para sua implementação na grande maioria das cidades brasileiras. Veja alguns deles:

  • Barreiras financeiras: falta de recursos públicos, financeiros e físicos disponíveis para a realização de obras de infraestrutura, compra de novos meios de transporte e insumos e a dificuldade de acessar e utilizar fundos públicos com estas finalidades;
  • Empecilhos institucionais: este tipo de impedimento advém do fato de os poderes legais estarem fracionados em diversas organizações ou instituições, levando a dificuldades de execução;
  • Empecilhos legais: quando há conflitos ou falta de poder legal para realizar a implementação de determinado projeto;
  • Barreiras tecnológicas: ocorrem quando há problemas durante a implementação de determinado projeto devido a questões técnicas ou falta de tecnologia confiável;
  • Barreiras culturais: existe quando grupos de cidadãos se opõem a determinada política pública, como instalação de estação de metrô no bairro, necessidade de criação de terminais para transporte público, mudança do local de pontos de ônibus, dentre outros;
  • Impedimentos de ordem política: tipo mais comum de barreira, ocorre quando há lobby devido a interesses particulares de determinados grupos, como do setor automobilístico.

Por fim, mesmo diante de todas essas adversidades, os cidadãos estão se dando conta cada vez mais da importância de ter qualidade de vida e do direito de pertencimento à cidade e todos os seus espaços.

Veja também