nov 18

Confira as principais doenças causadas pela poluição do ar

Quem mora em grandes centros urbanos — como São Paulo, Nova Iorque, Londres, Pequim, entre outras megalópoles — sabe melhor do que ninguém que a qualidade do ar nesses locais não é das melhores… muito pelo contrário.

iStockphoto.com / Phototreat Poluição atmosférica na Cidade do México.

Por conta do acúmulo de poluentes que são despejados na atmosfera, geralmente sem qualquer controle ambiental, não é raro encontrar pessoas que sofram com problemas respiratórios. Conheça a seguir quais são as principais doenças causadas pela poluição do ar:

Saúde: principais doenças provocadas pela poluição do ar

Entre as principais doenças causadas pela poluição do ar, a bronquite asmática é uma das que mais afeta a população. Também conhecida como bronquite alérgica, esta doença é caracterizada pela inflamação dos brônquios, pulmões e ramificações do aparelho respiratório. Os principais sintomas são: dificuldade de respirar, ponta dos dedos e boca arroxeados e tosse com catarro.

A asma é outra doença acentuada pela má qualidade do ar. Quem sofre de asma apresenta inchaço e estreitamento das principais vias que alimentam o pulmão com ar e, por isso, o principal sintoma da asma é a dificuldade de respirar, acompanhada por falta de ar. Outra doença respiratória muito comum, a rinite provoca alergia nos olhos e no nariz.

O câncer de pulmão, por sua vez, é uma das maiores preocupações de quem vive em cidades que sofrem com a poluição do ar. Este tipo de câncer é provocado pela inalação de gases poluentes ao longo dos anos. A doença se desenvolve exatamente pelo acúmulo de partículas poluentes que o ar carrega e que respiramos, provocando o desenvolvimento das células cancerosas.

Alzheimer, Parkinson e DPOC

Poucas pessoas associam a má qualidade do ar com doenças como o Alzheimer e Parkinson, porém estudos modernos asseguram que esses males podem se desenvolver no organismo humano após anos de inalação de gases tóxicos e metais poluentes que estão presentes no ar. A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) se desenvolve após grande exposição aos poluentes e pode levar à destruição dos alvéolos pulmonares e infecção do sistema respiratório.

Independentemente do tipo de doença provocada pela poluição do ar, uma coisa não pode ser esquecida: consultar o médico. É essencial marcar uma consulta assim que você identificar qualquer um dos sintomas citados aqui no post ou qualquer outra alteração em seu corpo e/ou respiração.

Veja também