mar 22

Energia solar cresce no Brasil

Embora ainda represente apenas 0,8% de todo o mercado brasileiro, os diversos benefícios econômicos e ambientais da energia solar estão ajudando a impulsionar a demanda.

Em 2018, a produção de energia solar registrou crescimento histórico: foram 252 MW de potência instalada. Já neste ano, a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) prevê crescimento de 44%.

Esse impulso é estimulado pela conscientização e incentivos à geração de energia solar. Existem, ao menos, sete incentivos governamentais para pessoas físicas produzirem energia limpa.

Um desses estímulos é o benefício oferecido por linha de crédito para construção, onde é possível parcelar os equipamentos para instalação de energia solar em até 240 meses.

Outro incentivo é o ProGD (Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica), uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia que visa a criação de linhas de crédito e formas de financiamento para instalação de energia limpa em residências, comércios e indústrias.

Mais um fator que pode ser considerado é o aumento das contas de energia elétrica. Com a instalação de painéis solares em casas e estabelecimentos comerciais, é possível economizar até 95% da conta.

Além disso, a crescente utilização das placas solares em todo o mundo, com a diminuição dos custos e a necessidade de diversificação de energia, ajudam na escolha dessa opção.

Potencial brasileiro

O Brasil é um dos países mais atrativos do mundo para a microgeração de energia solar, de forma distribuída. Seu clima e localização geográfica entre os trópicos o faz receber níveis de irradiação extremamente elevados ao longo de todo o ano.

Analisando o aspecto econômico, as empresas brasileiras devem retomar o crescimento nos próximos anos — o que está atrelado ao aumento no consumo de energia. Assim, a demanda aumentará significativamente e será necessário investir em energia solar para complementar a geração de energia térmica e hídrica, evitando um colapso do setor energético nacional. Fonte limpa e não-poluente é o caminho natural do futuro.

Veja também