Tesla Powerwall: Reserva de energia solar pode popularizar

O Brasil possui uma das maiores capacidades de geração de energia fotovoltaica, isto é, energia elétrica produzida a partir da luz solar, de todo o mundo. Com esse fato somado ao barateamento da infraestrutura necessário à geração desse tipo de energia, e o custo cada vez mais alto da energia proveniente da rede elétrica brasileira, a produção de energia fotovoltaica é adotada por um número cada vez maior de residências.

No entanto, na grande maioria dos casos, a energia excedente da produção é passada para a rede elétrica pública da cidade em que a residência ou empresa produtora se localiza, para posteriormente, ser revertida em descontos na conta de energia elétrica.

Diante dessa prática, que apresenta poucas vantagens para os produtores de energia, uma vez que o preço da conta naturalmente irá vir mais barato, uma ótima alternativa é fazer uso de baterias como fonte de reserva de energia.

Benefícios das baterias para sistemas fotovoltaicos

A primeira grande vantagem é que com o armazenamento de energia por meio das baterias, é possível contar com energia elétrica mesmo durante situações excepcionais, como apagões causados por racionamento, por eventos climáticos extremos ou devido à manutenção da rede.

Outro ponto extremamente positivo do uso de baterias reside no fato do sistema elétrico ser personalizado. Por exemplo, durante um apagão que pode durar muitas horas, é possível configurar o sistema para que ele alimente somente os aparelhos mais essenciais, como sistemas de monitoramento, geladeira e roteadores de internet. Dessa maneira, é possível garantir que os prejuízos sejam mínimos ou mesmo não existam dependendo da quantidade de energia armazenada.

Além disso, em certos lugares a energia elétrica proveniente da rede pública pode ser mais cara durante determinados horários do dia ou mesmo estar disponíveis durante um intervalo de tempo determinado, situação que ocorre em diversos lugares do Brasil. Com as baterias, é possível contar com a energia elétrica barata a qualquer hora, além de auxiliar empresas na obtenção de certificados que atestam boas práticas sociais e ambientais.

Por fim, o uso de baterias como fonte de armazenamento em sistemas de energia fotovoltaica permite que a energia solar seja utilizada mesmo durante a noite, quando não há luz solar, fazendo com que seja possível zerar o consumo de energia elétrica proveniente da rede elétrica pública.

Dicas para escolher a melhor bateria

De maneira geral, todas as baterias para armazenamento de energia fotovoltaica existentes no mercado são bastante eficientes. No entanto, alguns aspectos importantes devem ser levados em conta no momento da compra.

O primeiro deles é a capacidade, que dita o quanto de energia pode ser armazenada naquela bateria específica, algo que depende muito da necessidade de sua residência ou empresa.

O segundo fator é o nível de energia, que indica o quanto de energia a bateria pode prover em determinado momento.

O terceiro aspecto diz respeito ao nível de descarregamento, ou seja, o quanto da capacidade da bateria foi utilizada. Este é um fator muito importante, e por isso, todas as recomendações do fabricante devem ser seguidas à risca, pois determinará o quanto de vida útil o equipamento terá.

Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.