fev 20

Aquecimento solar: como funciona?

Flickr.com / andré diogo moecke Os painéis fotovoltaicos absorvem a energia solar e através de camadas com cargas opostas, geram energia elétrica.

A energia solar, presente diariamente em nossos dias e vital responsável pela existência da vida na Terra, também pode ser usada para utilidades práticas do nosso cotidiano, como, por exemplo, para o aquecimento de água, para o acendimento de lâmpadas e como fonte de energia para diversos produtos eletro-eletrônicos, dentre outras funções.

Além disso, o sol é uma fonte de energia totalmente limpa, inesgotável, e amplamente disponível em países tropicais, como o Brasil. Assim sendo, sua utilização em larga escala promoveria a redução do uso de energias não renováveis e altamente poluentes, como petróleo, beneficiando imensamente nosso ecossistema.

Existem hoje duas formas para transformarmos e utilizarmos a energia solar, através de painéis fotovoltaicos e aquecedores solares. Com os painéis fotovoltaicos podemos transformar a energia solar em energia elétrica, empregando-a em tarefas como acendimento de lâmpadas e energização de eletrônicos.

Os painéis fotovoltaicos são constituídos por células fotovoltaicas ou células solares, cuja principal propriedade é a de conseguir absorver a energia solar e, a partir daí, permitir por entre duas camadas com cargas opostas, a circulação da energia elétrica.

Esse sistema, ainda um pouco complexo, também sofre de outro impedimento: seu alto custo. Todavia estudos já comprovam sua eficiência econômica, tanto que, diversos países já o adotaram como fonte de energia.

A segunda forma de transformar a energia solar é por meio do uso de aquecedores solares. Os aquecedores solares são sistemas de tecnologia bastante simples, mas muito funcionais, compostos de coletores (as famosas placas de captação que vemos nos telhados das casas) e o boiler ou reservatório.

O aquecimento se dá pelo fato dos coletores conterem aletas de cobre ou alumínio que absorvem radiação. Ao absorverem radiação as aletas aquecem os tubos que, repletos de água, aquecem-na e enviam-na ao reservatório, mantendo-a quente.

Veja também