fev 22

A energia solar no aquecimento da água

© Depositphotos.com / Petkov O uso de energias limpas é a principal meta para a contenção do aquecimento global.

Vivemos uma época de intensas pesquisas, difusão do conhecimento, descobertas e de tristes constatações. Na questão ambiental, o quadro se torna ainda mais grave.

Sabemos também que o Planeta Terra não suportaria mais um país que seja um grande emissor de poluentes. Em suma: não há mais espaço para poluidores, o mundo não aguentaria mais um país como os Estados Unidos e suas milhões de toneladas de poluentes emitidas todos os anos.

Grandes emissões de poluentes, desmatamentos, utilização de fontes não renováveis de energia, poluição, aquecimento global. Todas essas são apenas algumas das muitas práticas que precisam ser melhoradas em todo o mundo e, dizem os ambientalistas, o problema inicia-se com a conscientização.

Ao mesmo passo, surgem por meio de pesquisas, novas formas de enfrentar esses problemas. Biotecnologia, ecotecnologia, dentre muitas outras esferas de conhecimento e de desenvolvimento já conseguem suprir e produzir sem poluir: com sustentabilidade.

O uso de energias limpas é a principal meta para a contenção do aquecimento global. O petróleo tem prazo de validade, acabará. Surgem alternativas diversas e, dentre elas, a energia solar, limpa e infinita salta aos olhos dos pesquisadores e cientistas como a melhor delas.

A energia do Sol pode ser transformada em energia e empregada por nós através de duas formas: painéis fotovoltaicos e aquecedores solares.

Especificamente para o aquecimento de água, podemos empregar a energia solar através de um sistema básico de aquecimento, composto por placas coletoras solares e reservatório de água ou boile.

Em um básico sistema de aquecimento, as placas coletoras, comumente vistas em telhados de residências, são responsáveis por absorver a radiação solar. A partir daí, transmite-se a energia térmica (absorvida pelas placas) para a água que circula no interior de tubulações de cobre.

O boile ou reservatório térmico é simplesmente um recipiente, cuja função é armazenar a água aquecida. Composto por cilindros de cobre, termicamente isolados com poliuretano, o reservatório impede que a água aquecida perca seu calor, estando apto e aquecida a qualquer hora.

Simples e prático, o aquecimento de água por energia solar é uma técnica bastante funcional, já utilizada pelo homem há muito tempo atrás e, nos dias de hoje, evoluída e extremamente importante.

Veja também