Qual a importância da reciclagem na indústria?

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), avalia-se que o serviço de reciclagem seja encontrado em apenas 8% das cidades do Brasil.

Por este motivo, fica explícito a existência do grande potencial ainda a ser investido no meio das empresas, reforçando também a necessidade de engajamento e conscientização por parte dos mesmos. 

Até porque, o descarte incorreto de lixos e resíduos e até a não reciclagem, apenas geram mais impactos negativos ao meio ambiente. Agora, qual a verdadeira importância da reciclagem na indústria? Como e a qual forma de se introduzir a ação de maneira sustentável?

Introduzir a reciclagem na indústria é importante, por quê?

O fato é, ambos os lados ganham quando a reciclagem é implementada. A indústria civil, por exemplo, é uma das grandes fornecedoras de resíduos que não são simples de serem descartados e que geram altos custos operacionais para a empresa. Já que ela mesma deverá se responsabilizar ou então terceirizar o serviço de descarte, a reciclagem é uma alternativa tanto para atender uma maior preservação do meio ambiente, quanto para gerar inovações como, segurança, emprego, renda etc.

Uma das grandes vantagens de se introduzir a ação na indústria, seria na geração de economia nos gastos com matéria-prima, essencialmente de matérias não renováveis, pois as empresas teriam a iniciativa de se desenvolverem de forma mais inovadora, já que teriam uma necessidade de encontrar tecnologias avançadas para realizar um bom aproveitamento dos insumos – o que seria excelente para o meio ambiente, uma vez que a exploração dos recursos naturais seria amenizada. A ação geraria uma melhor regeneração, e teria impactos positivos no clima e na qualidade de vida da população.

O marketing. Sim, este é outro ponto positivo em que as indústrias ganham implementando a reciclagem. Isto porque a sociedade moderna está mais consciente sobre a importância de ações que promovam a conscientização ambiental.

Formas de se introduzir a reciclagem

Umas das formas de se aplicar a reciclagem, é identificando todos os materiais que são utilizados no processo de produção.  Dentro do desenvolvimento, a água que é utilizada no resfriamento de máquinas, por exemplo, pode ser reutilizada na limpeza de galpões e maquinários. Itens como metais, papéis, madeiras entre outros também podem ser reaproveitados. O ideal é que a empresa faça uma análise dentro do seu segmento e crie listas de controle para ter dados exatos de quantidade e quais produtos são utilizados e/ou podem ser reaproveitados.

Fazer o uso de software para analisar níveis de aproveitamento e desperdício é outra maneira de auxiliar a reutilização dos produtos. O sistema fornecerá números com maior precisão e assim será possível realizar soluções para minimizá-los. Outra ideia é incentivar pesquisas e usufruir de tecnologias adequadas para se criar produtos a partir deste volume de resíduos. Transformá-los em novos produtos gera lucro e diminui gasto com compras de certos materiais.

Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.