out 03

Descarte de resíduos industriais

Se você, em sua casa, separa o lixo orgânico do reciclável, e ainda vai além: dentre os recicláveis, separa os materiais de vidro, plástico, metal e papel, parabéns!

Flickr.com/júbilo·haku· As indústrias devem separar todo o lixo tóxico e enviar a um centro de tratamento, com embalagens apropriadas.

Empresas, indústrias e hospitais deveriam seguir o seu exemplo. Mais ainda: deveriam se comprometer seriamente com a causa sustentável, pois os resíduos produzidos por eles, chamados de resíduos perigosos ou resíduos industriais, são extremamente prejudiciais tanto à saúde humana, quanto ao meio ambiente, podendo contaminar o ar, o solo e a água, caso atinja algum lençol freático.

Esses resíduos podem ser sólidos, semi-sólidos ou líquidos e devem ser manejados e guardados com muito cuidado. Na hora de descartar, precisam ser entregues a centros de reciclagem específicos, para que recebam tratamento e se neutralizem, não fazendo mais mal a ninguém.

Além desses resíduos industriais, alguns outros materiais também precisam ser separados do lixo comum, como as pilhas e baterias. Pilhas usadas por controles remotos e qualquer equipamento eletrônico, e baterias utilizadas por celulares e computadores.

Isso porque, além de terem metais pesados, demoram anos e anos para se decomporem, fazendo com que o lixo se acumule e gases tóxicos sejam dispersados no meio ambiente, dia após dia.

Isso acaba prejudicando a população que vive perto do lixão e também todo o ecossistema, pois se contagiar o lençol freático, por exemplo, peixes e animais de todo o mundo podem morrer e ainda passar doenças aos seres humanos, caso sejam consumidos por eles.

Como descartar os resíduos industriais?

É lei: a empresa precisa separar todo o lixo tóxico e enviar a um centro de tratamento, com embalagens devidamente etiquetadas. Não é possível reaproveitar esses produtos, caso estejam contaminados, sem que eles passem antes por um tratamento de reciclagem, como acontece com as chapas de raio-x.

Os resíduos químicos precisam, ao serem descartados, acompanhar um inventário com sua composição e quantidade. Isso deve ser feito mensalmente. Eles ainda precisam ser classificados com seu grau de periculosidade. Basta anotar quais são suas características químicas e o grau de perigo que elas oferecem.

Veja também