fev 09

Confira como fazer abajur de garrafa de vidro

Estima-se que um recipiente de vidro demore 4 mil anos para se decompor na natureza. Composto de areia, cal, sódio e outros aditivos que não são digeridos por microrganismos, o material é tão resistente que já foram encontrados utensílios de vidro com aproximadamente 2 mil anos de idade.

Uma vez que cada embalagem de vidro descartada no meio ambiente demora milênios para se decompor – e, ainda assim, com a ajuda da erosão e de agentes químicos –, imagine centenas de garrafas e potes misturados a lixos orgânicos e a outros resíduos de difícil decomposição. Por isso, a coleta seletiva do material é de extrema importância.

Além disso, a versatilidade e resistência do vidro podem ser aproveitadas no próprio lar, dando origem a objetos decorativos originais e acessíveis. É possível, por exemplo, iluminar um ambiente com um abajur feito de garrafa de vidro, podendo ser de vinho ou de outras bebidas, da cor e formato que desejar.

Separe os seguintes materiais:

  • Kit para iluminação (você também pode reaproveitar as peças de um abajur antigo), contendo: fio, interruptor, soquete e plug para tomada;
  • Broca para perfurar vidro, de preferência diamantada;
  • Cúpula de abajur;
  • Uma garrafa limpa e seca;
  • Luvas e óculos para proteção.

Coloque as luvas e os óculos para proteção. Com o auxílio da broca, perfure atrás da garrafa, na parte de baixo. Faça isso sob um fio de água corrente, para amenizar o pó do vidro e evitar que a garrafa se quebre durante a perfuração. Comece fazendo uma ranhura na embalagem e, após isso, perfure lentamente. Você também pode levar a garrafa a um vidraceiro e pedir que faça o procedimento.

Em seguida, insira a ponta do fio sem o plug por dentro da garrafa, através do furo, e leve-a até o gargalo. Encaixe o soquete e coloque a lâmpada nele. A boca da garrafa servirá de suporte para o soquete com a lâmpada.

A seguir, insira a cúpula do abajur. Pronto, a sua luminária de garrafa reaproveitada já pode ser usada.

Outra maneira bastante interessante de reaproveitar as garrafas de vidro é por meio do découpage. Saiba mais sobre esta técnica no post “Reciclagem com técnicas de découpage em garrafa de vidro”.

Veja também