dez 15

Reciclagem com técnicas de découpage em garrafa de vidro

Existem diferentes maneiras de contribuir para a sustentabilidade por meio da reciclagem e reaproveitamento de materiais. Uma dessas técnicas é o découpage, que consiste na aplicação de materiais decorativos em caixas de madeira, quadros, e garrafas, transformando-os em um novo e interessante artigo de decoração que pode ser novamente integrado no ambiente. A técnica é de baixo custo e leva pouco tempo para ser realizada.

Depositphotos.com / florin1961 O découpage é a aplicação de materiais decorativos em caixas de madeira, quadros, e garrafas, transformando-os em um novo e belo artigo de decoração.

Para fazer a découpage, basta separar qualquer tipo de garrafa de vidro e higienizá-la adequadamente. A superfície deve estar bem limpa e seca para receber a pintura em tinta, que deve ser aplicada com um pincel ou rolinho de cerdas macias. Escolha a cor que mais lhe agradar e cubra toda a garrafa com tinta.

Após a secagem da tinta, é hora de usar a criatividade para decorar garrafa: guardanapos decorativos, adesivos, imagens impressas, laços, pedaços de papel colorido ou tecido são alguns dos materiais que podem ser colados na superfície da garrafa. Trabalhe sempre com cola especial para artesanato e tome cuidado para não formar bolhas e imperfeições na decoração escolhida e a garrafa.

Quando a garrafa estiver devidamente decorada e a cola secar, aplique verniz sobre toda a garrafa, garantindo brilho e durabilidade à peça. Vale lembrar que a dica para que a técnica de découpage dê certo é a criatividade: adicione laços, glitter, flores e tudo o que puder imaginar para tornar sua reciclagem especial.

Veja também