abr 26

Veja como acontece o reaproveitamento de resíduos na construção civil

© Depositphotos.com / khoroshkov O reaproveitamento dos resíduos na construção civil trazem diversos benefícios para o meio ambiente, uma vez que eles reduzem os níveis de poluição atmosférica.

O reaproveitamento de resíduos na construção civil é uma ação de bastante relevância para a sociedade, uma vez que ela envolve questões ecológicas e de conservação do meio ambiente. Ao mesmo tempo em que a construção civil gera renda e empregos, ela também resulta em excesso de entulhos que muitas vezes são abandonados em locais inadequados, fazendo com que haja acúmulo de sujeira e descarte de lixo no meio ambiente.

Diante desse cenário, o reaproveitamento de resíduos sólidos se destaca como um cuidado essencial para evitar o desperdício de materiais, reduzir o acúmulo de resquícios e minimizar a sujeira presente no local da construção. Além disso, a prática do reaproveitamento funciona como uma solução econômica para os responsáveis pela obra, que não precisam adquirir tanto material novo.

Por isso, a adoção do hábito de tratar, reciclar e reutilizar determinados resíduos é cada vez pertinente nos dias de hoje, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e promovendo o desenvolvimento econômico das regiões.

Como efetuar o processo de reaproveitamento

O reaproveitamento de resíduos na construção civil traz uma série de vantagens econômicas e de cunho ambiental, visto que esta ação reduz a extração de recursos naturais que muitas vezes são escassos. Outro benefício do reaproveitamento de resíduos na construção civil consiste na diminuição dos níveis de poluição atmosférica, que seriam consideravelmente aumentados se houvesse maior extração, processamento e transporte de matérias.

Também é válido destacar que a reutilização de materiais da construção civil evita o abandono dos restos da construção em aterros e diminui de maneira significativa um dos problemas mais comuns das grandes cidades: o acúmulo de sujeira.

O processo de reaproveitamento e reciclagem de resíduos tem a possibilidade de ser realizado dentro ou até mesmo fora dos locais de obras. Esta ação consiste na separação da argamassa, madeira, concreto, cerâmicas, vidros e peças de vedação, que serão submetidos a um processo de trituração e granulagem. O material obtido poderá ser utilizado como matéria-prima secundária ou servir para a fabricação de outros produtos — como tijolos, blocos de cimento, britas e demais produtos.

Veja também