fev 03

Conheça como é feito o reaproveitamento de resíduos sólidos

Genericamente chamados de “lixo”, os resíduos sólidos são materiais sólidos ou semissólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos. Os resíduos sólidos são gerados pela atividade humana, sendo provenientes das residências, indústrias, hospitais, comércios, serviços de limpeza urbana e agricultura.

iStock.com / yalayama Popularmente chamados de lixo, o ideal é que os resíduos sólidos sejam reciclados e reinseridos no ciclo de consumo.

Tipos de resíduos sólidos

Em geral, os resíduos sólidos são classificados em três tipos: resíduos sólidos comuns, resíduos sólidos públicos e resíduos sólidos especiais. O tipo comum é formado pelo lixo doméstico e proveniente de prédios públicos, comércios e escolas. Seu principal componente é matéria orgânica e materiais recicláveis — papel, papelão, embalagens de plástico e vidro, metal e lixo comum em geral.

Os resíduos sólidos públicos, por sua vez, são resultado dos trabalhos da limpeza urbana de ruas e praças. Entulho, galhos de árvores, folhas e todo o lixo recolhido dos córregos, rios e lagos compõem este tipo de resíduo sólido.

Por fim, os resíduos especiais são aqueles que podem causar males à saúde humana e ao meio ambiente e, por isso, precisam de tratamento diferenciado. São considerados resíduos especiais o lixo hospitalar, pilhas e baterias, remédios vencidos, lixo radioativo, metais pesados e resíduos industriais.

Reaproveitamento de resíduos sólidos

Sancionada em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei que regulamenta e incentiva a reciclagem do lixo em prol de uma sociedade mais sustentável. A ideia é que, em vez de serem simplesmente descartados, os resíduos sólidos sejam reciclados e reinseridos no ciclo de consumo.

Para isso, a PNRS definiu estratégias que incluem o estímulo à coleta seletiva e reaproveitamento de embalagens por meio da logística reversa — um processo no qual as embalagens descartadas são recolhidas e recicladas pelo próprio fabricante.

Como é feito o reaproveitamento de resíduos sólidos

Após serem coletados e devidamente separados de acordo com o material, os resíduos sólidos são higienizados e enviados a um triturador de resíduos sólidos, que vai picotar e fragmentar o material. Após ser triturado, o resíduo está pronto para ser transformado em um produto novo.

Veja também