fev 26

Existe solução para o desmatamento?

iStock.com / eppicphotography O desmatamento pode ser combatido por meio de conscientização ambiental e de incentivos à preservação.

Uma das maiores ameaças ao meio ambiente é o desmatamento e a degradação das florestas. No Brasil, esta situação é particularmente preocupante, já que a Amazônia — que concentra boa parte das nossas maiores riquezas naturais — tem árvores derrubadas diariamente. Estima-se que, por ano, ocorra a perda de 5 mil quilômetros quadrados da floresta. Se nada for feito, no fim do século só terá restado metade da floresta amazônica que conhecemos hoje.

Entre as consequências do desmatamento, destaque para a perda da biodiversidade e para as mudanças climáticas. Segundo especialistas, a seca enfrentada pela região sudeste brasileira nos últimos anos é reflexo do crescente desmatamento da Amazônia, que influencia na evaporação de água e nas chuvas que ocorrem nos estados da região.

Qual a solução para o problema do desmatamento?

Uma das possíveis soluções para o desmatamento seria aumentar a presença do governo nas regiões que sofrem com o problema, que geralmente são áreas remotas onde não há fiscalização.

Nas últimas décadas, o Brasil avançou bastante no que diz respeito à atuação de medidas contra o desmatamento — como o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento e o Código Florestal. É urgente, porém, que as leis que já existem sejam melhor aplicadas e que sejam criadas mais áreas de proteção integral.

Outra medida fundamental é o investimento em incentivos para que as empresas adotem processos produtivos que não desmatem, com cobrança de impostos altos para as atividades econômicas que envolvem uso dos recursos naturais. Deve-se apostar, ainda, no desenvolvimento sustentável, incentivando a utilização de recursos naturais que não causem impactos graves ao meio ambiente.

Além disso, é fundamental trabalhar a conscientização das pessoas e empresas. Uma população que respeita o meio ambiente acaba se tornando fiscal do desmatamento, cobrando leis rígidas, fiscalização rigorosa, e fazendo sua parte no consumo sustentável.

 

Veja também