ago 14

O que é e quais são as normas da ISO 26000

Criada em 1° de novembro de 2010, em Genebra, a ISO 26000 é a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial. O documento define diretrizes que ajudam empresas e organizações a operar de maneira socialmente responsável, com políticas baseadas na sustentabilidade empresarial.

flickr.com / Newfrontiers A ISO 26000 é uma norma que serve como base para as empresas adotarem uma conduta sustentável, e não possui certificação.

Essa norma internacional foi construída após cinco anos de negociações entre diversos setores da sociedade de todo o mundo, e liderada por um brasileiro: o engenheiro Jorge Cajazeira. A grande dificuldade para implantação do padrão está nas particularidades culturais de cada país envolvido, mas a tendência é esse entrave seja naturalmente resolvido à medida em que a norma é executada.

A ISO 26000 é uma norma de diretrizes de uso voluntário, e não possui nenhum tipo de certificação ambiental. Sua proposta serve como base para que as corporações consigam adotar uma conduta sustentável. Os sete princípios básicos do documento são:

– responsabilidade;

– transparência;

– comportamento ético;

– consideração pelas partes interessadas;

– legalidade;

– normais internacionais;

– direitos humanos.

Além disso, a norma aborda ações ligadas a práticas de trabalho, Direitos Humanos, meio ambiente, combate à corrupção e propina, participação comunitária e práticas leais de operação.

Veja também