jul 29

Saiba como conseguir uma certificação ambiental

© Depositphotos.com / Yaruta A certificação ambiental assegura o uso sustentável dos recursos naturais.

Com a finalidade de estimular a responsabilidade social entre as empresas, nos últimos anos foi criada a certificação ambiental. Esse selo está cada vez mais inserido na economia do Brasil, especialmente no setor de produção de commodities de exportação, assim como café, trigo, soja, etc, onde se faz necessária a garantia dos recursos naturais utilizados.

A certificação ambiental também tem a finalidade de assegurar os direitos humanos e trabalhistas. Assim, ser uma empresa certificada significa oferecer produtos e serviços socialmente corretos, adotando as normas que as entidades certificadoras impõem.

Em um mundo cada vez mais competitivo, na visão empresarial é uma vantagem competitiva adquirir um selo como esse. Afinal, além de contribuir com a sociedade e com o meio ambiente, as empresas podem se valer dessa qualidade em estratégias de marketing: boas práticas empresariais.

Inicialmente, a certificação ambiental foi concebida com um objetivo básico: padronizar a produção para facilitar o comércio internacional. Esse é o caso da ISO, que foi criada para serem comercializados produtos de medidas iguais. Dessa forma, um parafuso produzido na China poderia combinar com porcas indianas em uma linha de montagem no Canadá.

Além da ISO, alguns selos, dentro da certificação ambiental já são protagonistas no mundo todo. Um exemplo disso é o FSC, que regulamenta o setor de florestas. Esse é o selo verde mais reconhecido internacionalmente, presente em mais de 75 países e todos os continentes.

Para que uma empresa consiga sua certificação ambiental, em primeiro lugar é necessário produzir de forma responsável. Ter um sistema de trabalho alinhado com o conceito de desenvolvimento sustentável.

Isso engloba a preservação da biodiversidade, da água e as condições de vida dos colaboradores e comunidades afetadas por atividades produtivas. Não basta oferecer apenas uma boa relação comercial entre produtor/comprador.

A adesão a uma certificação ambiental deve ser voluntária, baseada em uma oportunidade de diferenciação e nunca como uma obrigação, transformando o ter ou não ter o selo em uma barreira comercial.

O que garante a credibilidade dessas certificações é a ética e a transparência desses selos. O que deixa claro que não se compra uma certificação. É uma questão de conquista e merecimento.

Veja também