ago 08

Saiba o que é Marketing Verde e como pode ser útil nas empresas

istock.com/ipopba As empresas que apostam no marketing verde devem adotar premissas sustentáveis nas diversas fases da cadeia produtiva.

O Marketing Verde, também conhecido como marketing ambiental ou ecológico, surgiu a partir do desenvolvimento da consciência ambiental. Com isso, formou-se um cenário em que o governo legisla e fiscaliza enquanto a sociedade exerce o poder de cobrança, obrigando as empresas a se tornarem mais proativas e preocupadas no que diz respeito ao meio ambiente.

Para se diferenciar e mostrar sua preocupação com a preservação ambiental, foi criado o Marketing Verde, uma estratégia que consiste na oferta por produtos e serviços que se baseiam no cuidado com o meio ambiente — seja minimizando os impactos ambientais dos processos produtivos ou trazendo outros benefícios à natureza.

Empresas que apostam na estratégia de Marketing Verde adotam premissas sustentáveis nas diversas fases de sua cadeia produtiva, aliando a busca pelo lucro à responsabilidade ambiental. Esta preocupação com a sustentabilidade traz uma vantagem competitiva para a empresa, ajudando-a se diferenciar no mercado.

Para o Marketing Verde ser ainda mais efetivo, funcionários e acionistas devem estar totalmente a par dos processos adotados pela empresa, de modo que os ideais de sustentabilidade estejam realmente integrados aos processos organizacionais. Desse modo, a preservação ambiental é incentivada e executada em todos os níveis da cadeia produtiva.

Ao adotar ações mais sustentáveis, a empresa tem o crédito facilitado concedido pelo governo, além do reforço de sua imagem institucional e a capacidade de orientar os hábitos de consumo da população.

Veja também