jun 24

Por que devemos desenvolver uma consciência socioambiental?

© Depositphotos.com / vaeenma A conscientização é o primeiro passo para transformar o modelo econômico atual em um modelo sustentável.

A revolução industrial e o aparecimento do fenômeno de consumo de massa trouxeram muitos benefícios para a sociedade, é verdade. Aumento da geração de empregos, aumento da renda da população, aumento do poder de compra, dentre outros.

Todavia, juntamente com esse processo originou-se também um verdadeiro problema decorrente da produção de produtos, bens e serviços e seu consequente consumo em larga escala: os problemas ambientais.

Como todos nós sabemos, enfrentamos atualmente muitos problemas ambientais, tais como o aumento do efeito estufa, a escassez cada vez maior dos recursos naturais, a poluição desenfreada do ar e das águas, a extinção em massa de espécies animais e vegetais, o desmatamento desenfreado e a diminuição maciça da biodiversidade do planeta, dentre muitos, muitos outros.

Já é sabido por cientistas, ambientalistas e pesquisadores que o planeta terra não suportaria o aparecimento de outras grandes nações extremamente consumistas, como, por exemplo, os Estados Unidos.

Isso porque, em grande parte, os meios de produção da maioria dos países são baseados na utilização de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, que, além de finitos, são extremamente poluentes.

A isso, soma-se o fato de que a população mundial, especialmente nos países mais pobres, além de carecer de garantias básicas como saúde e educação, carece também de um fator determinante no que se refere aos problemas ambientais: a conscientização.

Transformar o modelo econômico atual para um modelo sustentável, é, acima de tudo, promover a todos uma consciência socioambiental efetiva.

Na prática, uma consciência socioambiental só pode ser adquirida quando a sociedade como um todo estiver alinhada, tanto em termos de consumo, como de produção, com modelos baseados na sustentabilidade. Onde, desde o princípio de processos produtivos até o consumidor final e seu descarte de lixo, tudo tenha a sustentabilidade como fator determinante.

Além disso, é preciso se conscientizar de que a sustentabilidade tem como premissa a interação humana com o meio ambiente, utilizando-o e preservando-o de tal forma que a futuras gerações não sejam prejudicadas.

Logo, estar ciente do mutualismo entre sociedade e meio ambiente, promovendo a preservação e o seu cuidado, são fatores extremamente importantes e que agem em favor da sociedade, tornando possível uma consciência ambiental em larga escala.

Veja também