ago 15

Saiba o que é e qual a importância da biodiversidade

flickr.com / Andreas Kay A palavra “biodiversidade” trata-se da diversidade de formas de vida existentes em um ecossistema.

A palavra “biodiversidade” refere-se à variedade de formas de vida existentes em um ecossistema, região geográfica, ou até mesmo em todo o planeta. Esse é um termo que foi propagado pelo biólogo Edward Osborne Wilson, que defendia que a biodiversidade é uma das maiores riquezas existentes, embora seja pouco reconhecida como tal.

A biodiversidade é essencial para a preservação da natureza, uma vez que todas as formas de vida funcionam como engrenagens para seu desenvolvimento e sobrevivência: se uma espécie é comprometida, por exemplo, pode levar à extinção de diversas outras espécies que dependem dela para sua dieta.

Em geral, a maior vantagem de uma biodiversidade rica está na flexibilidade. Um grande número de espécies é mais flexível a mudanças nas condições do ambiente, enquanto uma quantidade menor de espécies torna o ecossistema limitado e mais dependente de cada unidade viva. Portanto, quanto maior a biodiversidade de um local, mais saudável ele é.

A biodiversidade também ajuda a tornar as populações naturais mais fortes e saudáveis, promovendo os melhores indivíduos por meio da competição e predação. Cultivos biodiversos tendem a se saírem melhores do que monoculturas, além de contribuírem para o equilíbrio de ecossistemas, ajudando a regular a eliminação de resíduos, a qualidade da água, a adubação e fatores ambientais.

Veja também