jul 04

Saiba o que é sustentabilidade ambiental e como aplicá-la

Definida como a capacidade de aliar o desenvolvimento com a preservação da natureza, a sustentabilidade ambiental é fundamental para a sociedade e para o futuro de todas as formas de vida.

Para isso, é essencial que empresas, governos e pessoas adotem atitudes e políticas que garantam a continuidade da vida em nosso planeta. Para reforçar a importância dessas ações, a Organização das Nações Unidas (ONU) possui diversos programas de incentivo para que os países estabeleçam métodos mais sustentáveis.

Sustentabilidade Ambiental: energias renováveis
Uma das questões mais fundamentais da sustentabilidade ambiental diz respeito à utilização de energias renováveis e à busca por tecnologias que substituam o petróleo que, além de finito, é altamente poluente.

As soluções que merecem destaque atualmente são o biocombustível e a agricultura orgânica. A primeira alternativa já é uma realidade no Brasil, onde existe uma política que incentiva a entrada deste combustível no mercado. O biocombustível é um produto obtido de um ciclo sustentável e renovável, uma vez que é extraído de compostos que podem ser cultivados, como cana-de-açúcar, dendê, milho, beterraba, lenha e semente de girassol.

A agricultura orgânica, por sua vez, consiste na produção de alimentos sem uso de produtos químicos sintéticos ou modificados pela ciência genética. Além de propor uma alimentação mais natural, este modelo incentiva a criação de comunidades agrícolas mais sustentáveis, preparando um futuro mais consciente.

Confira alguns exemplos simples de como a sociedade moderna pode colocar a sustentabilidade ambiental em prática, desde pequenas ações no dia a dia à políticas nacionais de preservação:

Replantio de áreas devastadas após exploração de recursos vegetais de florestas e matas;

  • Proibição de exploração econômica em áreas verdes preservadas;
  • Incentivo para o uso de energias limpas, como a hidráulica, eólica e geotérmica;
  • Investimento em reciclagem de resíduos sólidos;
  • Consumo consciente da água potável;
  • Políticas e controle para não-poluição de recursos hídricos.

Veja também