mar 29

Saiba como acontece o processo de sucessão ecológica

É possível classificar a sucessão ecológica entre primária e secundária. A primária é caracterizada por ocorrer em uma área que, até então, era desabitada e com condições desfavoráveis. A secundária, por sua vez, ocorre em lugares já ocupados por comunidades biológicas e que apresentam características mais favoráveis para que os seres vivos se desenvolvam.

As comunidades biológicas que habitam determinado local são classificadas em três tipos: pioneira, secundária e clímax. Em regiões que possuem clima e condições climáticas pouco favoráveis para que seres vivos se desenvolvam as primeiras espécies que conseguem se instalar são chamadas de pioneiras. É o caso de líquens que se desenvolvem em uma pedra, por exemplo.

Com o tempo, as espécies pioneiras vão modificando o ambiente, tornando-o propício para a existência de outras espécies e o desenvolvimento das comunidades secundárias. Assim, plantas e animais passam a tornar aquele espaço cada vez mais rico, até que começa a se formar uma comunidade biológica.

A chamada comunidade clímax ocorre na última etapa da sucessão ecológica, e é caracterizada pela presença de fauna e flora desenvolvidas, em que animais e plantas interagem naturalmente, mantendo o equilíbrio. Todo esse processo é muito importante, pois garante a recuperação de áreas degradadas, como matas destruídas e áreas exploradas por mineração.

Veja também