set 03

Coleta de Lixo Hospitalar

A coleta de lixo hospitalar é um problema grave para os diretores dos hospitais e também para as comunidades que vivem ao redor das unidades de saúde e dos aterros sanitários. O descarte desse resíduo exige uma coleta rigorosa e que só pode ser feita por empresas especializadas que transportam o lixo para a sua disposição final.

Depositphotos.com/sudok1 O descarte e coleta do lixo hospitalar devem seguir as rigorosas normas determinadas para este tipo de resíduo.

Nos casos em que o lixo hospitalar é produzido em casa, como no uso de seringas, por exemplo, as agulhas devem ser descartadas em recipientes feitos com material resistente. Além disso, é importante identificar o recipiente onde esses resíduos são descartados e quando o local estiver cheio, deve ser encaminhado até uma unidade de serviço de saúde.

Etapas para a coleta de lixo hospitalar

Antes da coleta, é realizada a identificação e classificação dos rejeitos hospitalares. Para o processo de segregação, os resíduos são divididos em: Grupo A (resíduos biológicos), Grupo B (resíduos químicos), Grupo C (rejeitos radioativos), Grupo D (resíduos comuns) e Grupo E (resíduos perfurocortante).

Após a separação o lixo hospitalar passa pelo acondicionamento. Nesse processo, os resíduos são embalados em sacos resistentes e identificados segundo suas características físicas, químicas e biológicas. Em seguida, o lixo hospitalar é transportado até um local de armazenamento temporário.

O armazenamento temporário é realizado para que a coleta de lixo hospitalar seja feita imediatamente após o seu descarte. Nesse processo, os resíduos são depositados em um ponto próximo do local onde foram gerados, o que facilita o transporte até o armazenamento externo. Nesse local, o lixo hospitalar fica isolado até a coleta e o transporte para a unidade de tratamento.

Depois de coletados, os rejeitos hospitalares passam por um tratamento que elimina os seus riscos de contaminação. Dessa forma, é possível evitar acidentes de trabalho e contribuir para a saúde da população e do planeta.

 

Veja também