jan 17

Incineração de resíduos: cuidados e riscos do processo

istock.com / ikryannikovgmailcom A incineração de resíduos é utilizada para eliminar materiais que possuem um tempo de decomposição elevado.

Dar uma destinação adequada para a grande quantidade de resíduos produzidos diariamente pela população e pelas indústrias é um dos principais problemas da atualidade. Por conta do consumo desenfreado de bens e ampla produção de itens, a tendência é que os restos acabem se acumulando, o que resulta em uma gigantesca quantidade de lixo que precisa ser descartada e manejada corretamente para que não hajam prejuízos ambientais e à saúde.

A incineração de resíduos foi uma das soluções encontradas pela sociedade para tentar eliminar esse montante de lixo, evitando que eles sejam jogados diretamente no meio ambiente, onde causam danos aos ecossistemas e poluem o solo e os lençóis freáticos. Este processo, entretanto, é responsável por emitir gases com alto teor poluidor, o que pode ser até mais prejudicial para a natureza.

Incineração de resíduos: como funciona o processo?

A incineração de resíduos é uma atividade que precisa ser feita por uma empresa especializada no processo, de modo a garantir o uso correto dos incineradores e manejo adequado dos materiais. O processo de incineração de resíduos é bastante simples: o material é submetido a temperaturas que chegam a até 950° ou 960°.

A fração orgânica obtida com a atividade é feita de forma que a oxidação reduza sua volumetria em modo ordeiro e sem riscos. A vantagem é que o trabalho é controlado e a equipe trabalha com uma coleta seletiva bem específica, com equipamentos preparados para decompor uma quantidade volumosa de rejeitos.

Prós e Contras da incineração de resíduos

Embora a incineração de resíduos ajude a dar um fim em materiais que possuem um tempo de decomposição natural muito elevado, o processo é responsável por gerar outros tipos de dano, o que exige certos cuidados durante sua execução.

A emissão de gases tóxicos do processo de incineração é muito prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana, causando diversas doenças associadas à poluição do ar.  Isso porque os produtos queimados liberam poluentes e substâncias químicas nocivas e tóxicas. A contaminação por essas substâncias pode ocorrer tanto por meio dos gases quanto pelas cinzas que acabam sendo geradas no processo.

Por outro lado, a incineração pode ser uma eficiente maneira de reaproveitar os resíduos como fonte de energia. Isso porque a queima de materiais produz, entre outras substâncias, o gás metano, que pode ser aproveitado como produtor de energia.

Veja também