jun 24

A importância da modelagem ambiental para o futuro do planeta?

iStock.com / Tijana87 A modelagem ambiental aplica equações para prever fenômenos e eventos ambientais.

A modelagem ambiental é um recurso da matemática tradicional que aplica equações e modelos computacionais para prever fenômenos ambientais e eventos que podem trazer consequência para o meio ambiente e para a saúde humana. O objetivo desta área de estudos é gerar diagnósticos e prognósticos que permitam o gerenciamento do meio ambiente de maneira sustentável.

As principais equações trabalhadas dentro da modelagem ambiental são a equação de transporte e a equação de Navier-Stokes, que permitem o cruzamento de dados de modo que seja possível analisar com exatidão o comportamento dos principais eventos naturais e seus impactos na Terra.

Sustentabilidade e modelagem ambiental

Políticas de sustentabilidade dependem de uma modelagem ambiental. Isso porque é necessário conhecer profundamente cada fenômeno ambiental para, a partir daí, elaborar planos, ações e medidas para diminuir seus impactos ou até mesmo evitar os eventos ambientais causados por ação humana.

A aplicação dos recursos de modelagem ambiental também deve ser aplicada para avaliar as consequências da implantação e operação de empreendimentos e atividades como agricultura e obras da engenharia. Com isso, é possível ter um cenário mais claro sobre a ocorrência de impactos ambientais graves — como queimadas e desmatamento.

Veja também