maio 08

Veja exemplos do que são produtos ecologicamente corretos

© Depositphotos.com / Sandralise Existem várias empresas no mercado que trabalham com tecidos com matéria prima reciclada, como garrafa PET, ou feita com tecidos reaproveitados.

Produtos ecologicamente corretos – também chamados por produtos verdes – são aqueles que assumem e respeitam o compromisso com o meio ambiente em seus processos de produção. Este é um tipo de produto desenvolvido pensando na preservação ambiental, característica que se reflete também na consciência dos consumidores.

Este compromisso, cada vez mais popular entre empresas e indústrias, busca minimizar os impactos socioambientais causados pelo processo industrial de fabricação e descarte. Empresas que adotam esta linha automaticamente adquirem um grande diferencial, seja por sua postura ética e relação aos bens naturais ou por seu respeito ao seu público consumidor e trabalhador.

© Depositphotos.com / Arcady O selo verde orienta os consumidores sobre os produtos sustentáveis.

Segundo a consultoria norte-americana Jacquelyn A. Ottman, especializada em sustentabilidade estratégica, existem quatro pontos a serem considerados para a perfeita adequação do processo industrial para a produção dos produtos verdes: aquisição e processamento da matéria-prima (uso de matérias-primas naturais renováveis ou reaproveitáveis), processos de produção (aplicação de técnicas que visam o reaproveitamento e a reciclagem de materiais sintéticos), distribuição e, por último, uso posterior e descarte.

Alguns exemplos destes produtos são as ecobags, sacolas biodegradáveis e tecidos reciclados. Para identificar estes tipos de produtos é preciso atentar se a empresa produtora possui o selo verde. Atualmente, existem diversas organizações e selos que trabalham na pesquisa e reconhecimento destas empresas e de seus produtos.

Veja também