ago 16

Entenda como funciona a reciclagem de cobre

© Depositphotos.com / Canopus A reciclagem do cobre colabora para a diminuição da extração dos recursos naturais do meio ambiente.

O cobre é um material utilizado desde os primórdios da evolução da raça humana, destacando-se como um dos elementos mais importantes dentro da cadeia de produção industrial. Em quantidade, o cobre só é menos utilizado do que o ferro e o alumínio e faz parte da produção de milhares de produtos que utilizamos em nosso cotidiano.

Encontrado em sua forma bruta na natureza, o cobre é um metal muito versátil que pode ser transformado em diversos objetos por meio da aplicação do calor. Sua extração não é muito fácil e se dá pela escavação da terra, o que acaba colaborando para o desmatamento de florestas e o aumento da poluição.

Para minimizar esses impactos ambientais, a reciclagem do cobre se destaca como uma ação muito importante para a sociedade, uma vez que diminui consideravelmente a necessidade de extração, protegendo florestas e outras riquezas naturais.

Como é feita a reciclagem do cobre?

O cobre é um material extremamente fácil de reciclar, e acredita-se que desde seus primeiros usos ele já tenha passado por este processo. Especialistas estimam que cerca de 80% de todo o cobre utilizado no mundo passou ou passará por algum processo de reaproveitamento, já que ele não é muito abundante na natureza.

Cerca de 85% de todo o material pode ser reutilizado, sendo que seu processo de reciclagem é bastante econômico e quase não gera resíduos. Como consequência, a reciclagem do cobre garante uma excelente lucratividade para as empresas, além de economia na extração. Reciclar o cobre também agiliza os processos de produção e facilita a compra pela indústria — que utiliza o metal em cabeamentos, motores, aparelhos eletrônicos, computadores, na construção civil e diversos outros itens.

Qual é a importância da reciclagem do cobre?

A manipulação do cobre proporciona diversas aplicações industriais, sendo que o material está presente em diversos equipamentos e produtos que são utilizados no cotidiano de muitas pessoas. A reciclagem do cobre garante que seu uso continue sendo possível por muito tempo, já que sua presença na natureza é escassa.

Além disso, o processo agiliza e diminui os custos da produção industrial, já que a reciclagem do cobre é muito mais fácil do que sua extração. Há economia no transporte, no armazenamento e também não há tanta necessidade de investimentos em novas formas de separar o material bruto disponível na natureza. Em geral, as empresas também preferem utilizar o cobre reciclado porque todo o processo é feito de forma rápida e barata.

Veja também