abr 17

Entenda como é feita a reciclagem de borracha de chinelo

© Depositphotos.com / jpgon Mesmo os chinelos sendo compostos por outro tipo de borracha, o processo de reciclagem aplicado é o mesmo para ambos.

A poluição do meio ambiente é uma grave ameaça à vida na Terra, afetando inclusive a possibilidade de sobrevivência humana. A boa notícia é que grande parte dos indivíduos já está consciente de que é preciso fazer algo para mudar o rumo desse processo, muito embora nem todos sigam o protocolo.

O protocolo de combate à poluição causada pelo descarte de lixo por parte da sociedade são os chamados 3 Rs da sustentabilidade, que compreendem as três medidas a serem adotadas sistematicamente por todos para reduzir a emissão de lixo. São elas:

  • Reduzir a quantidade de resíduos gerados;
  • Reutilizar materiais;
  • Reciclar.

A redução consiste na adoção de novas tecnologias que não impactem o meio ambiente de forma negativa, como a utilização de fontes de energia solar e eólica. A reutilização, por sua vez, está ligada ao reaproveitamento de materiais normalmente jogados no lixo para outras finalidades — como caixas, latas e folhas de papel.

A importância da reciclagem

A reciclagem é o terceiro “R”, e está ligada ao controle do descarte de lixo. A reciclagem consiste no reaproveitamento de materiais, que são usados na produção de novos itens, gerando economia de recursos naturais e também para as empresas.

Um ser humano produz diariamente cinco quilos de lixo. Com a coleta seletiva do lixo e o encaminhamento desses materiais para a reciclagem, é possível evitar que grande parte desse lixo seja descartado no ambiente, onde causará poluição e diversos danos ambientais.

Reciclagem da borracha de chinelo

Praticamente 100% dos produtos feitos com borracha podem ser reaproveitados por meio da reciclagem. Isso é muito positivo para o meio ambiente, uma vez que a borracha é um material de difícil decomposição, seja ela oriunda da extração natural das seringueiras ou de derivados do petróleo.

A borracha que compõem os chinelos é a chamada borracha microporosa, que é vendida na forma de placas coloridas. O excedente de matéria prima pode ser usado na reciclagem: o processo é o mesmo para ambos os tipos de borracha, natural ou sintética, e consiste em triturar, aquecer e pressionar o material para se obter um novo material que tem a mesma consistência da borracha quando nova.

Uma recomendação aos fabricantes de chinelos é tentar aproveitar melhor a matéria prima. A recomendação é comprar placas grandes (1,5 m por 0,95m), que reduzem o desperdício por conta da possibilidade de reduzir as margens entre os cortes — o que propicia melhor aproveitamento da borracha e aumenta o número de itens produzidos. Esta medida é uma excelente forma de evitar desperdício de borracha, mas também de aumentar a margem de lucro da empresa.

Veja também