out 09

O que é energia luminosa?

iStockphoto.com / Alberto Masnovo A energia luminosa é percebida por plantas e sensores tecnológicos, como os painéis solares.

Segundo a física, tudo o que vemos é formado por matéria e energia. Há diversas formas de energia, tais como nuclear, térmica, elétrica e cinética. A energia luminosa, também chamada de solar, é uma das que possuem o conceito mais abstrato.

A energia luminosa é transmitida por radiação, por vários comprimentos de ondas diferentes. O que determina o tipo ou a quantidade de energia que um raio luminoso possui é a frequência da cor, que pode ir do vermelho ao violeta. Quanto mais próximas ao violeta, maior a energia, e quanto mais próximas do vermelho, menor ela é.

A energia luminosa é formada por uma gama de ondas que podem ser captadas pelos olhos. Além disso, é percebida pelas plantas, que utilizam-na no processo de fotossíntese. Os raios de luz, que são uma forma de radiação eletromagnética, chegam até os nossos olhos, atingem a retina e geram um sinal elétrico que segue pelos nervos até o cérebro.

Existem equipamentos chamados células fotovoltaicas, que são capazes de transformar a energia luminosa do Sol em energia elétrica. Esse fenômeno chama-se efeito fotoelétrico. É a partir dele que se produzem os painéis solares, que captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica. Entre as vantagens está o uso de uma energia não poluente e uma economia de até 80% no gasto em eletricidade.

Veja também