jun 22

O que são placas fotovoltaicas?

© Depositphotos.com / dimitrova Diferente dos aquecedores solares, que apenas produzem água quente, as placas fotovoltaicas geram energia elétrica.

As placas fotovoltaicas são materiais construídos para a captação de energia solar. Estes painéis são compostos por estruturas conhecidas como células fotovoltaicas, responsáveis por captar a energia proveniente do Sol para a criação de uma corrente elétrica.

Como funcionam as placas fotovoltaicas?

As partículas de luz solar entram em contato com as células fotovoltaicas das placas, onde são ativados elétrons que se movimentam continuamente, criando uma corrente elétrica.

Para que servem as placas fotovoltaicas?

As placas fotovoltaicas servem para que, por meio da energia dos raios solares, possa ser obtida uma corrente elétrica que é transformada em energia para utilização em estabelecimentos. Trata-se de um método sustentável de obter eletricidade por meio da conversão da luz do Sol.

Vantagens das placas fotovoltaicas

Há diversas vantagens na utilização de placas fotovoltaicas. O principal benefício diz respeito à sustentabilidade, uma vez que a energia solar é considerada uma energia limpa, que utiliza um recurso que não acaba e não polui o ambiente ou consome recursos da natureza.

Quem utiliza as placas fotovoltaicas também ganha em economia. Isso porque, quando utilizado em residências e comércios, o sistema é capaz de alimentar as necessidades energéticas sem a necessidade da energia oferecida pelas empresas fornecedoras.

Veja também