mar 05

Descarte de Eletrodomésticos: veja onde descartar equipamentos quebrados

iStock / Getty Images Plus / petovarga Eletrodomésticos possuem alto potencial poluidor e, por isso, devem ser sempre descartados de maneira correta.

O descarte de resíduos sólidos é uma das questões que mais preocupa ambientalistas e autoridades governamentais na atualidade. Com a aceleração das inovações tecnológicas, aparelhos de diversas naturezas ficam obsoletos com uma velocidade cada vez maior e, além dos celulares e computadores, os eletrodomésticos também se tornam um problema em potencial.

Qual a importância do descarte correto de eletrodomésticos?

É fundamental que os eletrodomésticos, assim como os aparelhos digitais, sejam descartados de maneira correta, pois muitos de seus componentes têm elevado potencial poluidor. Nesse sentido, a logística reversa ganha cada vez mais importância. Este processo consiste basicamente no retorno dos aparelhos eletrodomésticos a empresas especializadas  em realizar a separação e reuso dos itens.

A logística reversa é essencial para a preservação ambiental e para a redução do acúmulo de lixo, uma vez que garante a reutilização de componentes que são facilmente recicláveis — como plástico, alumínio e vidro. Além disso, os eletrodomésticos contêm componentes específicos e de difícil descarte ou reuso. É o caso do clorofluorcarboneto (CFC), um gás muito utilizado em geladeiras antigas e que é extremamente agressivo para a atmosfera.

Onde descartar eletrodomésticos?

Embora os processos de descarte no Brasil contem com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para estabelecer as diretrizes a respeito da eliminação de materiais sólidos de todos os tipos, dependendo da cidade/estado em que vive, o cidadão ainda pode ter dificuldades para encontrar pontos de descarte adequados e coleta seletiva.

Em geral, grandes redes de supermercados disponibilizam pontos de descarte de baterias, pilhas, componentes de eletrodomésticos e outros tipos de lixo especial. Para moradores de cidades que não contam com esta opção, uma boa saída é pesquisar no site da Associação Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) as cooperativas que fazem o recebimento de eletrodomésticos inutilizáveis.

Outra alternativa bastante interessante é entrar em contato com o Exército da Salvação, que costuma recolher doações de eletrodomésticos e lixo eletrônico para, após uma triagem, encaminhar os materiais para bazares e outros eventos beneficentes que geram para pessoas carentes e/ou que estão vivendo em situação de vulnerabilidade.

Por fim, há a possibilidade de consultar a Secretaria do Meio Ambiente de sua cidade ou estado. Por lei, todas as secretarias devem contar com a coleta de resíduos sólidos (o que inclui os eletrodomésticos), geralmente coletados em Ecopontos, ou seja, locais espalhados pela cidade na qual a população pode depositar os resíduos não orgânicos com potencial de reciclagem.

Existem diversos locais onde é possível fazer o descarte eletrodomésticos quebrados, e a falta de opção não é desculpa para fazer o descarte desses itens em local inadequado. É necessário lembrar que a preservação do meio ambiente, assim como a adoção de uma política de redução de danos, é responsabilidade de todos, uma vez que toda e qualquer pessoa vive e depende da natureza para sua sobrevivência.

Veja também